Atendimento em açougues. Estabelecimentos que lidam com atendimento diretamente em balcão, como as casas de carne, possuem um grande desafio: prestar um atendimento de qualidade e que conquiste o cliente.
Mas, isso não é motivo para se assustar! Confira, neste artigo, 5 etapas fundamentais para realizar um atendimento em açougues com excelência.
🔵 Atendimento em açougues
Sabemos o quão importante é conduzir sempre um bom atendimento em qualquer tipo de negócio. Entretanto, isso passa a se tornar um desafio para os locais que realizam atendimento ao cliente, direto do balcão.
Na rotina das casas de carnes e açougues, o atendimento em açougues é um processo diário. No qual qualquer pequeno vacilo poderá ser definitivo para trazer à tona a insatisfação do cliente.
Pensando nisso, escrevemos esse artigo para lhe ajudar a otimizar o atendimento em açougues. E, enfim, com 5 etapas fundamentais que irão valorizar a sua marca, fidelizar muito mais clientes e ainda ajudar o seu time de colaboradores a prestar um atendimento de excelência!
🔵 1 – Conheça o seu cliente
A etapa primordial para começar a lapidar e construir um bom atendimento é, sem dúvidas, conhecer o seu cliente a fundo!
Para descobrir o perfil dos seus clientes, perceba todos os consumidores atuais do seu açougue.
Contudo, comece observando a faixa etária destas pessoas. Quais características essas pessoas possuem em comum? E os tipos de demanda elas trazem quando chegam ao seu açougue? Quais tipos de carnes são mais consumidas? Para quais ocasiões estes consumidores procuram o seu açougue (casamentos, bufês, churrascos ou carnes para o dia a dia, por exemplo)?.
Dessa maneira, você conseguirá descobrir um ou vários padrões sobre os seus clientes. Assim, podendo aplicar estratégias mais certeiras de como se comunicar com cada um deles.
🔵 2 – Ouça o seu cliente
A segunda etapa é baseada no entendimento do seu cliente. Entretanto, para entender o consumidor, antes é preciso ouvi-lo com atenção.
Ouvir o consumidor pode parecer uma maneira singela, mas é muito valiosa para angariar mais informações sobre suas necessidades. E entender o porquê que o seu cliente é ou não é satisfeito com o atendimento realizado em seu açougue.
Uma grande dica para ouvir o cliente sem causar constrangimentos, no caso de críticas construtivas ou demais apontamentos, é investir na caixinha de críticas e sugestões.
Esta caixinha pode ser colocada ao lado do corredor de filas do caixa do seu açougue. Isto é, junto de uma caneta e papel (sem esquecer do álcool gel, é claro). Onde ele possa escrever suas observações positivas e negativas ao seu negócio.
Enquanto isso, incentive os seus colaboradores a lembrarem os clientes de preencherem este papel sempre que possível e/ou necessário.
Outra ideia melhor ainda, além de mais segura e mais moderna, é incluir um QR Code neste papel. Dessa forma, levando a um link de uma pesquisa rápida (pode ser feita até pelo Google Forms gratuito). Onde o consumidor do seu açougue irá preencher um pequeno formulário, elencando suas críticas e sugestões.
Aqui, você poderá, ainda, aplicar um medidor de satisfação de 0 a 10 para os setores da sua casa de carnes. Assim, compreendendo qual é a visão geral que os seus clientes possuem do seu açougue.
🔵 3 – Adapte o seu açougue
Verifique a disposição dos móveis, equipamentos e ambientes existentes em seu açougue. E, além disso, confirme se durante o período que o seu cliente passa dentro do seu açougue, a disposição dos móveis realmente favorece um bom atendimento.
Perceba e tente reproduzir o caminho que o seu cliente percorre ao adentrar o seu açougue. E reflita se os espaços irão induzi-lo a uma boa experiência de compra. Isto, é, um caminhar confortável sem dificuldades de se localizar. Se possui acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, por exemplo. Se os balcões expositores refrigerados de autoatendimento são de simples acesso. E, ainda, se são fáceis de abrir e fechar. Já que os clientes que optam pelo autoatendimento costumam querer comprar com mais agilidade.
Tudo isso parece simples. No entanto, às vezes, uma mudança de local do mobiliário do seu açougue pode fazer toda a diferença para o seu consumidor sentir-se bem atendido!
🔵 4 – Invista em capacitação e comunicação
Capacitar os seus colaboradores em relação à uma boa comunicação é imprescindível.
Além de investir em treinamentos de cortes de carne, o uso de equipamentos, higienização de equipamentos, uso de EPIs típicas de açougues e tipos de carne existentes, é importante também investir no ato de se comunicar.
Então, aplique essa ideia em seu açougue e leve seu time de colaboradores a cursos voltados para atendimento e comunicação com o cliente. Ou, ainda, conte com a ajuda de um consultor de negócios que vá até o seu açougue realizar esse treinamento para toda a sua equipe.
🔵 5 – Use a tecnologia ao favor do atendimento em açougues
Indispensável, a tecnologia será sempre enaltecida por aqui. Já que sabemos o quão benéfico pode se tornar o seu negócio se ele estiver com as etapas automatizadas. Além de ganhar tempo de sobra para investir em inúmeras outras melhorias internas, como o próprio atendimento.
As tecnologias de gestão estão cada vez mais inteligentes. E donas de um grande poder de otimização e agilidade para qualquer empreendimento. Inclusive, para açougues e casas de carne!
Nós, da DESOFT7 trabalhamos dia após dia no desenvolvimento de soluções tecnológicas que tragam mais tranquilidade para o seu negócio.
Um sistema de gestão levará o seu açougue a um nível muito maior em otimização, organização, agilidade, modernização e satisfação, tanto para os seus colaboradores, quanto para você gestor e, no final das contas, quem sentirá essa melhoria será o seu cliente.
É notável a satisfação, quando o cliente adentra a uma casa de carne totalmente pronta para recebê-lo e pronta para agilizar os seus pedidos em balcão. Sem tem que aguardar o atendente anotar em papéis o seu pedido e os valores, ou conferir se a carne solicitada ainda tem lá dentro do estoque, entre outros fatores.
Com um bom sistema de gestão, preparado para atender a casas de carne, como o da DESOFT7, você conseguirá controlar sua matéria-prima. Além disso, os itens em estoque, a validade dos perecíveis e ainda elaborar suas listas de pedidos de compra com muito mais agilidade e segurança.
Portanto, não perca tempo e ofereça sempre o melhor para o seu cliente e alcance um atendimento excepcional!
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