Aproveite as oportunidades dessa época festiva e descubra como um software de gestão para hortifrúti pode impulsionar os seus resultados!
Introdução
O que um software de gestão para hortifrúti tem a ver com as vendas do final do ano? Descubra tudo ao longo deste conteúdo!
Arroz com uva-passa ou arroz sem uva-passa? Eis a questão.
Com as festas de fim de ano chegando, essa é apenas uma das questões que mais geram polêmicas na ceia de natal, mas essa pode ser a comemoração perfeita para o seu hortifrúti se tornar a grande estrela!
Quer saber como?!
Essa é uma das datas comemorativas mais esperada do ano por muitas pessoas, e principalmente para hortifrúti e supermercados que tem uma previsão de aumento das vendas em produtos sazonais.
E para te ajudar a entender melhor como as festas de fim de ano podem alavancar suas vendas, preparamos este artigo com os pontos principais do que você precisa saber, desde o porquê até em como se organizar para esse momento!
A importância das datas comemorativas para o comércio.
As datas comemorativas são oportunidades perfeitas para alavancar as vendas, principalmente para negócios B2C, já que elas podem ser usadas como uma boa desculpa para gastar um pouco mais sem tanto peso na consciência.
Segundo dados do Serasa Experian (2021), na semana do dia dos pais as vendas aumentaram em 6,2%. Esse é um ótimo exemplo de como o comércio conseguiu se beneficiar de uma data comemorativa!
Ao longo do ano são diversos eventos, todavia é preciso saber qual data seu comércio pode se beneficiar, especialmente quando se trata de Hortifrúti, onde os produtos são perecíveis e precisam de atenção maior.
As festas de final de ano, que são recheadas de guloseimas, certamente são as comemorações que podem impulsionar as vendas do seu comércio de hortifrúti e fechar o ano com faturamento acima do esperado, a seguir explicaremos o porquê!
Festas de final de ano e hortifrúti
Uva-passa no arroz SIM!
O Natal e o Ano Novo tem diversas tradições que envolvem as mais diferentes frutas, pois é nesse período que frutas sazonais como uva, lichia, figo, romã, damasco entre outras podem ser encontradas mais facilmente no hortifrúti.
A começar pela uva, que podemos consumir de inúmeras maneiras, ela desidratada, mais conhecida como uva-passa, está presente no arroz da ceia de Natal, no panetone, farofa, em quase tudo!
Dessa forma, no Ano Novo, a uva também é muito consumida devido a famosa tradição de comer uma cada badalada para atrair boas energias. Outra fruta bastante comum usada na passagem do ano é a romã, que segundo a tradição, atrai prosperidade e fartura.
Nos mais variados pratos, as frutas são ingredientes certos para essa época, seja em sobremesa como o manjar de coco e ameixa, mousse de maracujá, ou em molhos para carnes. Assim, não há data melhor que as festas de fim de ano para alavancar as vendas em um hortifrúti!
A importância de uma boa preparação.
Independente de qual seja o segmento do seu negócio, a competitividade estará presente no seu dia a dia. Assim, cada vez mais surgem novas empresas para competir com a sua.
E por isso, planejar-se com antecedência é essencial para garantir que o seu negócio consiga se destacar e atender de forma eficiente as demandas durante o ano inteiro.
A organização vai além da boa apresentação do hortifrúti ou de ofertar produtos de qualidade. É a integração de todos os elementos que fazem parte do seu negócio que determinará o sucesso das ações adotadas.
Então, o planejamento é um trabalho contínuo!
E ter um software de gestão para hortifrúti pode te auxiliar, e muito, na organização do seu negócio. Isto é, com questões de gerenciamento do estoque, controle de validade, controle de vendas e promoções, controle de forma de pagamentos, organização da equipe, entre outros.
Uma boa gestão é primordial para que o seu estabelecimento consiga se destacar e esteja preparado para desenvolver ações que impulsionam as vendas.
Alavanque as vendas de seu hortifrúti durante as festas de final de ano.
Então, é natal!
Finalizar o ano vendendo bem é a meta de qualquer pessoa que tenha comércio, e como dito, as festas de fim de ano constroem um excelente momento para isso.
Portanto, daremos algumas dicas que vão ajudar a alavancar as vendas do seu hortifrúti nessa época do ano. E que são válidas também para o ano inteiro! Anote aí:
Tenha um calendário promocional
Isso fará com que tenha mais controle sobre tudo o que acontece nesse período, como: promoções, investimentos e resultados. Contudo, o calendário deve obedecer os seguintes pontos:
- Data comemorativa;
- Nome da campanha;
- Data de início e término da campanha;
- Quais serão as ações promocionais;
- Meios de divulgação;
- Preparação da equipe;
- Organização do ambiente e os recursos necessários;
- Avaliação final.
Fornecedores
Escolha bem seus fornecedores, pois ter uma boa qualidade de mix produtos é imprescindível para manter sempre o seu hortifrúti atrativo. E não só isso, preze pela pontualidade nos prazos de entrega e opte pelo produto mais fresco possível! Até porque, no natal e ano novo as frutas mais procuradas são extremamente delicadas e podem acabar se deteriorando facilmente, sendo importante ficar atento a esses pequenos detalhes.
Ambiente organizado
Limpeza e organização são os requisitos básicos! Mas se tratando de uma data comemorativa, podemos destacar alguns pontos, como:
- Decoração: usar as cores dos temas para destacar os produtos que fazem parte da ocasião, além de decorar o ambiente;
- Posição dos produtos: outra forma de evidenciar é deixar os produtos em lugares estratégicos, o cliente deve ver assim que entrar na loja, além de fazer uma combinação de produtos que são usados em conjunto;
- Música ambiente: coloque músicas temáticas.
Promoção
Use diferentes mídias como panfletos, carro de som e redes sociais para divulgar as promoções dos produtos focados na data.
Cliente
Lembre-se que o cliente é o foco! Portanto, é importante que ele tenha uma boa experiência, e para isso atente-se em:
Agilidade no atendimento
- Fidelizar o cliente através de cadastro rápido e simples;
- Facilitar pagamento;
- Evitar filas longas e ambiente superlotado.
Além de, é claro, de contar com uma boa equipe de funcionários sempre prontos para resolver qualquer dúvida, reclamação e necessidade do cliente.
Se planeje para esse momento.
Como já falamos, datas comemorativas são sempre uma boa oportunidade para quem quer alavancar as vendas do seu negócio. Seja hortifrúti ou mercado, principalmente nas festas de final de ano.
Por isso, é importante ressaltar mais uma vez que o planejamento com antecedência será crucial para se ter bons resultados. E, pensando nisso, a Desoft7 desenvolveu o melhor e mais completo software de gestão para hortifrúti. Com a tecnologia que facilita todo esse processo de organização que é imprescindível para ajudar em sua atividade.
A nossa solução é realmente completa, desenvolvida especialmente para tornar a gestão do Hortifrúti muito mais dinâmica e descomplicada! Assim, veja o quanto podemos te ajudar.
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