Introdução
Em um ponto de venda de qualquer empreendimento, estar em constante melhoria é uma questão fundamental para o crescimento e lucratividade.
Ou seja, além de manter o ambiente físico agradável, a equipe engajada e o negócio conectado ao digital são maneiras de estar sempre a par das mudanças e das novidades do mercado.
Assim, adequar a empresa a parâmetros lucrativos e de forma estratégica significa estar sempre investindo em melhorias e qualidade dos produtos e serviços prestados.
Dessa forma, separamos algumas dicas essenciais para varejistas e empreendedores que desejam aplicar melhorias no seu ponto de venda e, por consequência, lucrando cada vez mais.
Confira mais neste artigo!
Estratégia e Lucratividade, o que tem a ver com ponto de venda?
Para um negócio ser lucrativo e bem sucedido é necessário que tenhamos metas bem definidas, um controle assertivo e, como citado anteriormente, uma equipe por dentro dos assuntos da empresa.
Por mais que a lucratividade esteja ligada a inúmeros fatores, para os empreendedores, o pilar principal que enfatizamos é: pensamento estratégico!
Dessa forma, um gestor com visão estratégica busca equilibrar os desafios atuais a uma perspectiva de futuro. A partir de uma visão apurada, definindo em que pé a empresa se encontra e onde ela deseja chegar.
Defina metas
As metas são termômetros de sucesso. Isso porque toda vez que atingimos uma meta com eficácia, significa que a empresa por completo está alinhada aos objetivos e à visão de negócio.
Um método prático para definir melhor suas metas é o SMART. O qual consiste em metas que funcionam como uma espécie de checklist.
No qual, cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado.
SMART significa, então, metas específicas (s), mensuráveis (m), atingíveis (a), relevantes (r) e temporais (t).
Portanto, se trata de definir metas com porquês bem definidos. As quais podemos medir em forma de valores (lucro), tempo gasto ou métricas.
Assim, é possível saber se são alcançáveis para a realidade atual da empresa, qual sua relevância para a equipe e em que período de tempo essas metas podem ser atingidas.
Fazendo esse planejamento estratégico, aplicar melhorias no seu ponto de venda se torna mais simples e vantajoso!
5 Dicas essenciais para começar a implantar melhorias no ponto de vendas
Depois da estratégia mapeada e a equipe engajada com as metas do seu ponto de venda, é necessário estar atento em alguns pontos. Portanto, separamos 5 dicas para você aplicar ainda hoje em seu PDV e sair lucrando!
Fique atento aos lugares estratégicos no seu ponto de venda
Disponibilize os produtos, catálogos, cardápios etc., em locais de fácil acesso e visão dos consumidores. Por exemplo, em mercados, as gôndolas de doces, brinquedos e produtos pequenos em promoção ficam ao lado do caixa.
Este é exemplo perfeito de aproveitar um ponto estratégico e pode ser replicado em diversos tipos de comércio.
Use e abuse das oscilações sazonais
Ficar atento à sazonalidade do mercado também é um ponto essencial. Por isso, se dispor de promoções, descontos e eventos em datas comemorativas já é sabido que traz lucro e visibilidade ao ponto de venda.
E não é só Natal, Dia das Mães ou Namorados, não viu?!
Datas como dia do consumidor, épocas de plantio e colheita, feriados municipais, épocas de 13º salário e muito mais. São exemplos que também podem ser aproveitadas para lucrar mais no ponto de venda.
Treine a equipe para um atendimento mais agilizado
Já citamos acima a importância de uma equipe engajada. Contudo, além de engajar a equipe, também é preciso estar atento aos processos e detalhes do ponto de venda.
Assim, manter constante o treinamento da equipe é essencial para evitar transtornos com os clientes como filas, dúvidas, erros de caixa e muito mais!
Uma equipe bem treinada e sem dúvidas do trabalho gera mais clientes. E, por consequência, mais lucratividade.
Ofereça experiências tecnológicas ao cliente
Hoje em dia é raro alguém não possuir um smartphone e estar conectado às novidades tecnológicas, não é mesmo?
Por isso, o ideal é oferecer formas de pagamento atualizadas. Como por exemplo caixas de autoatendimento, cardápio digital, telas interativas e entre outros. São uma grande jogada para o seu ponto de venda.
E, ainda, agrega valor ao serviço e produtos oferecidos.
Utilize um software que auxilie na gestão
Um sistema que ofereça tecnologia em constante atualização é um investimento indispensável para o seu ponto de venda!
É só com a ajuda de um sistema que é possível delegar funções, sair do manual e trazer inovação ao PDV.
Assim, é possível garantir melhorias significativas para o funcionamento do negócio. Isso garante maiores vendas e mais qualidade no atendimento ao cliente, entre tantos outros benefícios.
O software Desoft ERP traz as soluções que você busca!
Com o sistema, você automatiza o processo de vendas. Isso é possível através de um planejamento das promoções e podendo analisar resultados diretos.
Além de auxiliar na organização de estoque de produtos, um sistema inovador e tecnológico pode ser a chave para uma estratégia lucrativa. Isso porque ele reduz o gasto desnecessário de tempo.
Contudo, a operação do seu ponto de venda fica integrada ao sistema Desoft ERP. Isso para que você possa focar em quem mais importa: o seu cliente!
A Desoft7 traz soluções modernas para integração de todas as etapas da sua empresa. É a ajuda que você precisa na gestão e na constante melhoria do seu empreendimento.
Isso e muito mais são as vantagens de adquirir o software!
Quer saber mais? Clique no botão abaixo e descubra todas as funcionalidades disponíveis.