E-commerce ou comércio eletrônico, é uma forma de fazer negócios totalmente online. Desde a escolha do produto pelo cliente, até a finalização do pedido, pagamento e afins. Vamos conhecer neste artigo, formas de obter mais lucro em um e-commerce. Mas você conhece a história dele?
O recurso necessário para que o e-commerce seja possível, surgiu por volta do ano de 1960, o Electronic Data Interchange (EDI). As companhias começaram a utilizar esse programa para compartilhamento de arquivos e documentos entre outras empresas. E, consequentemente, acabou se popularizando em 1990. A ponto de duas gigantes do mercado começarem a também utilizar esse recurso, a Amazon e o eBay.
A partir dali, a plataforma começou a de fato revolucionar o segmento por inteiro. Assim, colocando o consumidor em evidência nesse modelo de negócio. Em um contexto mais nacional, o e-commerce veio se destacar no Brasil em 1995, com o site Booknet, uma loja de livros que posteriormente foi arrematada pela Submarino em 1999. Contudo, o modelo só se consolidou em 1999.
Agora, vamos mostrar para você como um e-commerce pode ser lucrativo!
Quanto um e-commerce fatura?
Vamos te dar como exemplo uma das maiores lojas do Brasil e que podemos ter como referência: a Magazine Luiza. A qual, após incorporar o e-commerce em seu modelo de negócio, 30% de suas vendas são feitas pela internet, segundo Climba Commerce.
Lembra que no início falamos que o e-commerce se consolidou no Brasil em 1999? Pois é, e uma das empresas que aderiu ao modelo foi a MagaLu, que além do e-commerce, tem outras diversas iniciativas no meio digital.
Mas tenha total ciência de que nada foi da noite para o dia. Precisamos ter em mente que é com o investimento certo e com persistência que as coisas dão certo. A MagaLu só é o que é hoje por conta de seu investimento contínuo em tecnologia, principalmente no meio digital.
Persistência essa que levou a empresa a registrar um crescimento de 131% em seu GMV (Gross Merchandising Volum – Volume Bruto de Mercadoria) no ano de 2021 e receita de R$ 28 bilhões em vendas online.
Táticas que esses e-commerces usam para faturar milhares de reais
Investimento em inovação tecnológica é primordial para que um bom e-commerce funcione. Principalmente em um mercado extremamente competitivo. É mais do que necessário estar sempre se atualizando sobre as novidades no mercado de inovação tecnológica.
Uma das formas que vem chamando atenção no quesito de organização interna de uma empresa é a digitalização de processos. No qual se torna mais rápida uma comunicação entre setores, fazendo com que esforços sejam melhor direcionados para ações que possam vir a ser mais lucrativas para a empresa.
Outro ponto é a otimização da logística, pois vivemos em um mundo imediatist. Os consumidores querem receber suas compras praticamente de forma instantânea. Portanto, otimizar esse processo é uma excelente forma de ganhar pontos com clientes.
E essa otimização também pode ser alcançada por meio de investimento tecnológico, em programas que possam auxiliar no gerenciamento da organização.
Essas são apenas algumas ações que são extremamente necessárias para um bom funcionamento de e-commerce lucrativo.
Como obter um e-commerce com lucro extraordinário?
Para conseguir alcançar a meta de um lucro extraordinário no e-commerce, primeiro é preciso colocar em prática algumas ações dentro da sua empresa.
Invista no marketing
Expor os produtos de forma dinâmica nunca foi tão necessário para uma empresa. Por meio de parcerias com digitais influencers, criadores de conteúdo, investir em tráfego pago, por exemplo, se tornou mais do que necessário.
Mas é importante se atentar a essas parcerias, pois ela deve fazer sentido para o seu negócio e para o seu público. Caso contrário, pode ser apenas um investimento falho.
Planeje um aumento do valor dos seus produtos
Sabemos que não é tão simples aumentar o preço de um produto sem que haja algum tipo de reclamação vinda do cliente, por isso ela deve ser bem pensada e deve haver uma estratégia de aplicação para essa alteração de valor.
Uma dica é identificar quais produtos seus têm maior demanda de mercado. Assim, vá fazendo aumentos que não sejam tão bruscos, por assim dizer.
Embora o aumento seja pequeno, na maioria dos produtos populares, o que tem mais volume de vendas, fará uma diferença considerável no seu negócio. Dessa forma, consequentemente, aumentando o lucro do seu e-commerce.
Desenvolva programas de fidelização para seus clientes
Fidelizar o cliente é imprescindível para uma empresa e investir em programas de fidelização tem um forte potencial de geração de receita. Portanto, vise começar a trabalhar programas de fidelização do seu e-commerce.
Busque criar um programa de recompensas, por exemplo, como um sistema de pontos a cada compra feita que se acumulados possam gerar algum tipo de desconto.
É uma excelente forma de manter seus clientes sempre ativos no seu e-commerce.
Ganhe a confiança do seu público
Conquistar a confiança do seu cliente é um grande desafio, mas quando se alcança esse objetivo, o comprador para a adquirir mais seus produtos, aumentando o lucro do estabelecimento.
Busque sempre estar atento às demandas do seu consumidor para que problemas sejam resolvidos e objeções de compra sejam superadas. E é imprescindível o atendimento humanizado. Por mais que a compra esteja sendo feita de forma virtual, há formas de conseguir deixar o processo mais humanizado.
Esteja sempre atento ao funcionamento da plataforma
Outro ponto que não podemos deixar de falar é a atenção que se deve ter a plataforma do seu e-commerce, para que nada possa deixá-la fora do ar, pois um e-commerce fora do ar, significa perda de vendas.
Vamos lhe dar um exemplo prático: sócios da Americanas (AMER3) perderam R$ 3,5 bilhões depois que a companhia teve que tirar do ar os sites de e-commerce do grupo. Além da perda de lucro, é também feita uma corrida contra o tempo para que o problema seja resolvido o mais rápido possível, a fim de que os sites estejam no ar novamente.
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