Quando tratamos de vendas de itens que precisam de estoque, como lojas de eletrônicos, por exemplo, é necessário ter uma organização eficiente. E isso vale para o estoque online ou físico.
Pois um estoque desorganizado pode acabar trazendo informações incorretas, e causando transtornos.
E hoje é mais comum ainda que uma loja esteja presente tanto no meio digital quanto com espaço físico, então essa organização é necessária.
E empresas que trabalham com as duas modalidades, devem buscar a melhor solução que venha a atender as necessidades do negócio.
Vamos falar sobre a importância da gestão de estoque online durante este artigo!
Qualquer varejista é bem vindo na internet?
A resposta para esta pergunta é sim.
Todo empreendedor é mais do que bem vindo no meio digital. E, ao estar nas redes sociais e/ou com uma plataforma própria de vendas, todo negócio tem o potencial de crescer em grande escala, seja em médio ou curto prazo.
Magazine Luiza, por exemplo, hoje é uma empresa de grande porte, conhecida internacionalmente, que faz vendas todos os dias. Mas, um dia, também foi uma loja pequena que soube investir na capacidade que tinha.
Sabemos que ela não começou na internet, mas assim que pôde, se inseriu no meio e foi conquistando seu espaço.
E é uma loja que vende de tudo, artigos para casa, eletroeletrônicos e hoje tem até a própria sessão de roupas. Ou seja, lojas de todo e qualquer segmento podem estar no meio digital, só é preciso saber fazer da forma correta.
Pois não é apenas se inserir no meio, é saber, compreender e praticar as boas práticas de venda pela internet.
Atendimento ao cliente e estoque
Hoje se fala muito sobre pós-venda e atendimentos online. Acompanhamento esse que hoje, em atendimentos em espaço físico são mais difíceis de se realizar.
Mas que pela internet é possível e uma ótima prática que leva à conquistar o seu cliente, por se sentir lembrado e, claro, bem tratado.
Mas para que sua loja esteja sempre bem, seja no meio digital ou físico, seu espaço físico ou virtual devem estar organizados.
O estoque deve estar sempre atualizado e quando movimentado, ser alterado para que não haja desencontro de informações entre a loja física e virtual.
Gestão de estoque online eficiente
Para uma gestão de estoque eficiente, é ideal que haja uma comunicação entre a loja física e a virtual sobre todos os aspectos da loja.
Quando o cliente quer realizar uma compra de forma online e retirar o produto na loja física, a comunicação entre as plataformas tem que funcionar.
Essa atualização automatizada é necessária para que os dados estejam sincronizados quando o comprador chegar em busca do pedido.
Caso não esteja, irá dar uma experiência ruim ao consumidor, comprometendo a confiança aos olhos dele.
Agora vamos dar algumas dicas de como organizar seu estoque online e físico.
Integrar o ERP com a plataforma ou marketplace
O ERP é um sistema de gestão pensado para juntar as informações das operações de um negócio e otimizar as atividades de controle de estoque – entrada e saída de pedidos – emissão de nota fiscal, controle financeiro e administrativo e, claro, a gestão de logística – separação de itens, envio e rastreio de entregas.
A plataforma onde é hospedado o site ou marketplace, é responsável pela loja virtual, que funciona como um shopping na internet.
É possível optar por comercializar somente por um canal online ou vários. Deve se analisar a estratégia do negócio.
É muito importante que as ferramentas comportem todas as atividades do negócio on-line no formato omnichannel para assegurar a operação.
Mas e as compras online?
O consumidor que deseja comprar pela internet, busca facilidade e rapidez, mesmo que escolha por buscar o produto no ambiente físico.
Se é de sua escolha que sua empresa trabalhe em canais de venda dentro do mesmo nicho, necessita de um sistema que faça a ligação dos procedimentos relacionados à venda e que haja a comunicação entre eles.
Se não houver esta comunicação, o estoque não é atualizado da forma correta, e haverá desencontro de informações sempre que uma venda for da loja física ou virtual.
Pode acabar fazendo com que o cliente compre um produto que na verdade está indisponível, causando desconforto.
É possível que os produtos que estão expostos na sua loja física, também sejam expostos na sua loja online e nos demais meios de venda.
Assim, quando alguém buscar por um produto que esteja disponível na sua loja, ela será encontrada na busca, aumentando a possibilidade de compra.
Mas para que isso seja feito da forma correta, é necessário que haja o ligamento do estoque online ao físico, para que todos os pedidos de venda sejam recebidos no mesmo local, ou seja, no sistema de gestão, e seja contado no estoque e os números sejam atualizados.
Hora de organizar o estoque online e físico
Investir em tecnologia é um passo importante, porém ter um estoque físico organizado é necessário, e é por isso que se deve ter uma rotina de organização.
Se seu negócio vende roupas, pense em um mapa de separação. Separe os produtos em categorias como: estilo, cor e numeração. Cada item deve ter uma espécie de filtro, facilitando a localização.
E para ter um estoque sempre bem cheio, é claro que precisamos de fornecedores responsáveis que cumpram aos prazos. Por isso, selecione os fornecedores de confiança.
O sucesso das vendas também depende dos fornecedores, escolha os comprometidos e responsáveis com prazos.
É necessário também ficar ligado no número de vendas para planejar a reposição de estoque para que os fornecedores possam fazer a entrega mais rápido
E reforçamos a importância de se ter um sistema para gestão de estoque integrado, que você pode ter com o Desoft, uma solução integrada e automatizada que reduz as tarefas manuais e elimina o trabalho em dobro.
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