Introdução
A gestão de hortifrútis exige estratégia, não é verdade? A procura por vegetais, frutas, legumes e afins vem aumentando muito!
De toda forma, as pessoas vêm aderindo aos hábitos de uma vida mais saudável. Tudo isso devido o aumento da conscientização com a alimentação.
Isso garante que o setor de vendas de perecíveis cresça cada vez mais, trazendo grandes oportunidades de empreendedorismo.
No entanto, a gestão de um hortifrúti tem desafios específicos que demandam estratégias, tempo e recursos.
E, para estruturar o seu comércio no ramo de hortifrúti, é necessário ficar atento a algumas etapas primordiais para o seu desenvolvimento.
Neste artigo, veja soluções importantes para a gestão de hortifrútis alcançar ótimos resultados.
As principais etapas em uma gestão de hortifrútis
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Como mencionado, a gestão de hortifrútis tende a ter desafios específicos. Principalmente pelo fato de os produtos comercializados serem perecíveis.
Dentro dessa gestão, há etapas importantes para considerar:
Compras
Fique atento ao número de pedidos para não exagerar na quantidade e acabar tendo perdas consideráveis. Quando o assunto é gestão de hortifrúti, é essencial ter consciência no momento das compras.
O motivo é claro: os produtos armazenados por longos períodos tendem a estragar e, como consequência, ter um déficit no caixa.
Outro ponto a ser considerado, é o espaço. Há espaço para alocar todos os produtos e de forma certa?
Pense sempre na demanda dos seus clientes e alinhe as compras a essas observações.
Estoque/armazenamento
Tenha em mente a demanda dos seus clientes. Selecione os produtos a serem vendidos.
E, ainda, veja o que eles mais procuram para evitar deixar faltar o produto chefe.
Não se pode focar apenas nos insumos que serão vendidos de forma direta. É preciso, também, levar em consideração o estoque de sacolas, bandejas de isopor e afins.
Esses itens também são comercializados, de certa forma!
E, além disso, tenha uma boa lista de fornecedores desses insumos. Avalie preços, fazendo uma pesquisa de mercado detalhada para escolher o melhor.
Vendas
Um ponto a ser observado para uma boa estratégia de vendas é onde o seu negócio está localizado. É preciso que seja um local de fácil acesso.
O ambiente deve ser agradável e espaçoso, para que os seus clientes se sintam à vontade.
Marketing é um dos principais recursos de divulgação e estratégia de vendas. Através dele, é possível conseguir mais visibilidade, popularização e atração de clientes.
Financeiro
Coloque na ponta do lápis todos os gastos que irá ter. Dessa forma, consegue ter a previsão de lucro. E, assim, analise a viabilidade do empreendimento.
Repetitivo, mas é sempre importante reforçar: não gaste mais do que ganha e mantenha o dinheiro do seu negócio separado do dinheiro pessoal.
Esse é um dos principais pontos para uma inteligência financeira.
Ademais, mantenha controle de gastos e pagamentos para evitar atrasos!
E que tal ter acesso a dicas certeiras de como gerir o seu hortifrúti?
Pois continue lendo e veja o que você deve fazer para crescer o seu negócio com sucesso.
05 Dicas infalíveis para gestão de hortifrútis
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Essas orientações irão fazer com que você tenha êxito na gestão do seu negócio. Uma vez que lidar com frutas, legumes e vegetais é algo delicado e requer atenção e cuidado máximo.
Perda de controle da gestão e de produtos é inadmissível para o crescimento da empresa!
Por isso, essas dicas irão ajudar a você a estar sempre empoderado no seu negócio.
Além de ficar sempre atento aos pontos importantes de gerenciamento de produtos.
DICA 1 – Tenha um canal de comunicação otimizado
Uma comunicação assertiva com os seus fornecedores faz com que o controle do estoque se torne mais organizado. Isso porque é com eles que você tem acesso ao produto para o seu consumidor final.
Esteja sempre atento às etapas do processo de aquisição dos insumos. Isso para que não haja erros e nem enganos. E para que não aconteça nenhum tipo de retrabalho. Seja para você ou para o seu fornecedor.
Sempre faça o registro dos itens de forma correta no seu controle de qualidade. Assim, no futuro, ao solicitar uma nova remessa, já terá todos os dados de prontidão para realizar o pedido.
Fator que faz com que o processo seja otimizado.
DICA 2 – Fique atento aos produtos do estoque
A atenção ao seu estoque é mais do que necessária, no processo de gestão de hortifrútis,
Ao dispor os itens para amostra no estabelecimento, priorize a colocação dos produtos que chegaram primeiro na frente. Dessa forma, há uma saída rápida deles. Assim, perdas são evitadas. Seguindo a mesma linha, coloque os produtos mais novos para trás.
Um dos benefícios de fazer esse acompanhamento dos prazos de validade, é a possibilidade de realizar promoções. Dessa forma, basta perceber que os produtos próximos de vencer não tiveram saída.
Quando falamos das especificidades, deve-se ficar atento quais são os frutos climatéricos e não-climatéricos.
Isso porque os itens climatéricos têm uma probabilidade maior de estragarem mais rápido. Portanto, deve-se ter bastante atenção na forma de armazenamento deles.
Com climatização adequada, esse processo é retardado.
E por que falamos da manipulação do produto? Porque apenas uma batida em uma fruta, por exemplo, pode fazer com que haja perda do insumo.
E, lembre-se: sempre manusear cuidadosamente e com as mãos higienizadas.
DICA 3 – Tenha atenção ao estoque mínimo
Com o objetivo de ter perdas reduzidas e potencialização de resultados, um estoque mínimo possibilita que você não deixe faltar nenhum produto. E, claro, não tenha desperdícios!
Assim, uma boa sugestão para manter um estoque mínimo é realizar um cálculo simples:
Consiste em nº de consumo diário do insumo (estoque mínimo) X tempo de reposição (tempo levado pelo fornecedor para repor o produto).
DICA 4 – Gerencie o fluxo de caixa diariamente
Essa é uma das tarefas mais importantes na gestão de hortifrútis. Sem dúvida, é por meio dele que você terá uma boa visão sobre como anda a movimentação do seu empreendimento.
Ou seja, poderá ver de onde vem e para onde vai o dinheiro.
Para que o lucro esperado seja alcançado, é imprescindível contar com o auxílio de um sistema de gestão para ajudar a vender de forma eficiente.
DICA 5 – Tenha um software especifico para hortifrúti
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Como falado no tópico anterior, tenha um sistema ERP para auxiliar na gestão do seu hortifrúti.
O Desoft ERP possibilita que você administre o seu negócio dentro do estabelecimento ou fora dele.
Assim, faz com que você reduza o tempo de realização de atividades operacionais, resultando na otimização do tempo de administração.
E por ter uma solução integrada e automatizada, as tarefas manuais são reduzidas significativamente. Assim sendo, diminuindo consideravelmente a possibilidade de retrabalho e resultando na redução de custos.
Portanto, saiba mais sobre nosso software e solicite a sua demonstração gratuita clicando no botão abaixo.