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Introdução

A gestão de hortifrútis exige estratégia, não é verdade? A procura por vegetais, frutas, legumes e afins vem aumentando muito!

De toda forma, as pessoas vêm aderindo aos hábitos de uma vida mais saudável. Tudo isso devido o aumento da conscientização com a alimentação.

Isso garante que o setor de vendas de perecíveis cresça cada vez mais, trazendo grandes oportunidades de empreendedorismo.

No entanto, a gestão de um hortifrúti tem desafios específicos que demandam estratégias, tempo e recursos.

E, para estruturar o seu comércio no ramo de hortifrúti, é necessário ficar atento a algumas etapas primordiais para o seu desenvolvimento.

Neste artigo, veja soluções importantes para a gestão de hortifrútis alcançar ótimos resultados.

As principais etapas em uma gestão de hortifrútis

Como mencionado, a gestão de hortifrútis tende a ter desafios específicos. Principalmente pelo fato de os produtos comercializados serem perecíveis.

Dentro dessa gestão, há etapas importantes para considerar:

Compras

Fique atento ao número de pedidos para não exagerar na quantidade e acabar tendo perdas consideráveis. Quando o assunto é gestão de hortifrúti, é essencial ter consciência no momento das compras.

O motivo é claro: os produtos armazenados por longos períodos tendem a estragar e, como consequência, ter um déficit no caixa.

Outro ponto a ser considerado, é o espaço. Há espaço para alocar todos os produtos e de forma certa?

Pense sempre na demanda dos seus clientes e alinhe as compras a essas observações.

Estoque/armazenamento

Tenha em mente a demanda dos seus clientes. Selecione os produtos a serem vendidos.

E, ainda, veja o que eles mais procuram para evitar deixar faltar o produto chefe.

Não se pode focar apenas nos insumos que serão vendidos de forma direta. É preciso, também, levar em consideração o estoque de sacolas, bandejas de isopor e afins.

Esses itens também são comercializados, de certa forma!

E, além disso, tenha uma boa lista de fornecedores desses insumos. Avalie preços, fazendo uma pesquisa de mercado detalhada para escolher o melhor.

Vendas

Um ponto a ser observado para uma boa estratégia de vendas é onde o seu negócio está localizado. É preciso que seja um local de fácil acesso.

O ambiente deve ser agradável e espaçoso, para que os seus clientes se sintam à vontade.

Marketing é um dos principais recursos de divulgação e estratégia de vendas. Através dele, é possível conseguir mais visibilidade, popularização e atração de clientes. 

Financeiro

Coloque na ponta do lápis todos os gastos que irá ter. Dessa forma, consegue ter a previsão de lucro. E, assim, analise a viabilidade do empreendimento.

Repetitivo, mas é sempre importante reforçar: não gaste mais do que ganha e mantenha o dinheiro do seu negócio separado do dinheiro pessoal.

Esse é um dos principais pontos para uma inteligência financeira.

Ademais, mantenha controle de gastos e pagamentos para evitar atrasos!

E que tal ter acesso a dicas certeiras de como gerir o seu hortifrúti?

Pois continue lendo e veja o que você deve fazer para crescer o seu negócio com sucesso.

05 Dicas infalíveis para gestão de hortifrútis


Essas orientações irão fazer com que você tenha êxito na gestão do seu negócio. Uma vez que lidar com frutas, legumes e vegetais é algo delicado e requer atenção e cuidado máximo.

Perda de controle da gestão e de produtos é inadmissível para o crescimento da empresa!

Por isso, essas dicas irão ajudar a você a estar sempre empoderado no seu negócio.

Além de ficar sempre atento aos pontos importantes de gerenciamento de produtos.

DICA 1 – Tenha um canal de comunicação otimizado

Uma comunicação assertiva com os seus fornecedores faz com que o controle do estoque se torne mais organizado. Isso porque é com eles que você tem acesso ao produto para o seu consumidor final. 

Esteja sempre atento às etapas do processo de aquisição dos insumos. Isso para que não haja erros e nem enganos. E para que não aconteça nenhum tipo de retrabalho. Seja para você ou para o seu fornecedor.

Sempre faça o registro dos itens de forma correta no seu controle de qualidade. Assim, no futuro, ao solicitar uma nova remessa, já terá todos os dados de prontidão para realizar o pedido.

Fator que faz com que o processo seja otimizado.

DICA 2 – Fique atento aos produtos do estoque

A atenção ao seu estoque é mais do que necessária, no processo de gestão de hortifrútis,

Ao dispor os itens para amostra no estabelecimento, priorize a colocação dos produtos que chegaram primeiro na frente. Dessa forma, há uma saída rápida deles. Assim, perdas são evitadas. Seguindo a mesma linha, coloque os produtos mais novos para trás.

Um dos benefícios de fazer esse acompanhamento dos prazos de validade, é a possibilidade de realizar promoções. Dessa forma, basta perceber que os produtos próximos de vencer não tiveram saída.

Quando falamos das especificidades, deve-se ficar atento quais são os frutos climatéricos e não-climatéricos.

Isso porque os itens climatéricos têm uma probabilidade maior de estragarem mais rápido. Portanto, deve-se ter bastante atenção na forma de armazenamento deles.

Com climatização adequada, esse processo é retardado.

E por que falamos da manipulação do produto? Porque apenas uma batida em uma fruta, por exemplo, pode fazer com que haja perda do insumo.

E, lembre-se: sempre manusear cuidadosamente e com as mãos higienizadas.

DICA 3 – Tenha atenção ao estoque mínimo

Com o objetivo de ter perdas reduzidas e potencialização de resultados, um estoque mínimo possibilita que você não deixe faltar nenhum produto. E, claro, não tenha desperdícios!

Assim, uma boa sugestão para manter um estoque mínimo é realizar um cálculo simples:

Consiste em nº de consumo diário do insumo (estoque mínimo) X tempo de reposição (tempo levado pelo fornecedor para repor o produto).

DICA 4 – Gerencie o fluxo de caixa diariamente

Essa é uma das tarefas mais importantes na gestão de hortifrútis. Sem dúvida, é por meio dele que você terá uma boa visão sobre como anda a movimentação do seu empreendimento.

Ou seja, poderá ver de onde vem e para onde vai o dinheiro.

Para que o lucro esperado seja alcançado, é imprescindível contar com o auxílio de um sistema de gestão para ajudar a vender de forma eficiente.

DICA 5  – Tenha um software especifico para hortifrúti

Como falado no tópico anterior, tenha um sistema ERP para auxiliar na gestão do seu hortifrúti.

O Desoft ERP possibilita que você administre o seu negócio dentro do estabelecimento ou fora dele.

Assim, faz com que você reduza o tempo de realização de atividades operacionais, resultando na otimização do tempo de administração.

E por ter uma solução integrada e automatizada, as tarefas manuais são reduzidas significativamente. Assim sendo, diminuindo consideravelmente a possibilidade de retrabalho e resultando na redução de custos.

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