Desoft7

Planejamento para hortifrúti.

Nesse artigo, vamos ajudar você a realizar um planejamento para hortifrúti, abordando os principais pontos de vantagens de se iniciar um negócio nesse ramo. Além de estratégias importantes de gestão para você que já tem um hortifrúti funcionando e que quer aprimorar a gestão!

🟠O crescimento do segmento de hortifrúti.

Com o passar do tempo, os hábitos de alimentação da população vem sofrendo constantes mudanças. Com cada vez mais opção e acesso a diversos tipos e informações sobre produtos, surge um novo grupo de consumidores que passam a exigir uma linha de produtos específicos.

Os hortifrútis surgem trazendo uma cara nova para os já conhecidos sacolões. Assim, atendendo às demandas desse tipo de empreendimentos em bairros residenciais das cidades.

Nos últimos anos, o crescimento desse ramo de negócios teve um crescimento impressionante. Dessa forma, alcançando uma taxa média de 12,3% ao ano. E não tem previsão para cessar esse crescimento nos próximos anos, já que as pesquisas apontam apenas tendências de alta.

Mas o que é necessário saber antes de abrir um hortifrúti? E o que posso fazer para melhorar o meu estabelecimento? Esse artigo vem para esclarecer alguns pontos e ajudar você a ingressar e se manter nesse novo mundo de negócios!

🟠Vai abrir um hortifrúti?

O setor de alimentos é um dos mais seguros do mercado, visto que todos precisam se alimentar para sobreviver.

Por ser o terceiro maior produtor de frutas do mundo, o Brasil tem um enorme potencial para abastecer hortifrúti e de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Inclusive, em frutas e hortaliças o Brasil é capaz de movimentar mais de R$36 bilhões.

Mas para ingressar nesse mercado tão lucrativo existem alguns pontos que devemos pensar. É preciso estar atento aos fornecedores para que realizem as entregas com os melhores produtos aos seus clientes. Além disso, é necessário cuidar da gestão do negócio, ter controle de pedidos, caixa e estoque, bem como as contas a serem pagas e cobranças a fazer.

A seguir, iremos abordar alguns aspectos que podem te ajudar no momento de abrir um hortifrúti:

🟧Plano de negócios:

Antes de começar, é necessário ter um plano definido de seus objetivos e de como eles serão alcançados. Sendo assim, o plano de negócio se torna um documento crucial para ajudar o empreendedor a ter uma visão mais ampla do mercado na hora de fazer o planejamento para seu hortifrúti.

O plano de negócio também possibilita ter a perspectiva de uma ideia antes de sua realização, para chegar na conclusão da viabilidade ou de colocar o plano em prática.

O checklist para o desenvolvimento de um bom plano de negócios deve levar em consideração os seguintes pontos:

🔸Sobre o que é o negócio?
🔸Qual é o principal produto ou serviço ofertado?
🔸O nicho de clientes?
🔸Qual o local de origem dos seus produtos?
🔸De quanto será o investimento inicial?
🔸Qual será o faturamento?
🔸Expectativa de tempo para recuperar o capital investido.

🟧Local:

Todos sabemos que o local é uma parte fundamental e de extrema importância para seu negócio, mas seu orçamento disponível deve ser levado em consideração no momento de escolher o espaço para seu hortifrúti.

Aluguéis baratos podem ser atrativos, mas antes de fechar negócio deve-se observar se o local conta com uma boa localização, comodidade, segurança, visibilidade e é claro, uma vizinhança que se encaixe no público alvo definido.

🟧Estrutura e equipamento:

Para seu hortifrúti funcionar, você vai precisar de bem mais do que um único bom fornecedor. Ao planejar seu hortifrúti é necessário considerar os componentes que serão utilizados para mobiliar seu comércio.

Como por exemplo: suporte para sacos plásticos, balanças, prateleiras e gôndolas. Caixas, computadores e equipamentos para escritório devem fazer parte da sua lista também! Planeje cada ambiente com cuidado e para que atenda todas as necessidades do seu negócio.

🟧Fornecedores:

A parte principal do seu hortifrúti com certeza serão seus produtos. Por isso, ter um fornecedor de confiança e qualidade é fundamental. Na hora de escolher seu fornecedor, dê preferência para produções familiares e distribuidores que trabalhem com produtos orgânicos. E que tenham preços acessíveis. Isso deixará seu negócio em destaque diante de seus concorrentes.

Além disso, uma boa relação com seus fornecedores pode permitir que compre aos poucos e com antecedência para que sempre tenha produtos frescos e evite desperdícios.

Também vale a pena fazer um levantamento de mercado, identificando suas concorrências e os valores que cobram em cada produto. Além de preferir frutas, legumes e verduras da estação vigente.

🟧Invista em divulgação:

Nos dias atuais, temos uma ótima ferramenta de divulgação que são as redes sociais. Invista em divulgações online por meio de páginas nas redes sociais ou em grupos de aplicativos de mensagem.

Oferecendo promoções exclusivas através desses canais, terá engajamento e atingirá seu público alvo com mais facilidade.

Investir em meios mais tradicionais, como a panfletagem em bairros próximos ao ponto escolhido para montar seu hortifrúti.

Vimos que existem vários aspectos que necessitam de atenção e planejamento na hora de abrir seu hortifrúti. Dessa forma, ter uma boa gestão comercial se torna essencial para manter a qualidade da administração do seu negócio.

🟠Já possui um hortifrúti?

Você que já tem um hortifrúti funcionando já conhece todas as dificuldades de administrar e gerenciar este negócio.

Saiba que um software de gestão adequado pode otimizar muito o dia a dia das rotinas de um hortifrúti. Em situações como o momento de acionar um fornecedor para fazer um pedido, ou até mesmo com ferramentas que auxiliam na decisão de iniciar uma promoção de um determinado produto para que não haja perda de mercadoria.

Além de ajudar a ter o controle de caixa, estoque e fluxo de caixa.

Além disso, é importante sempre investir em inovação para que o fluxo de clientes não diminua. E, nesse sentido, os programas de fidelidade podem ser muito benéficos para essa finalidade.

🟠A importância de um planejamento de qualidade para o seu hortifrúti

Ter um controle de qualidade bem elaborado e executado é essencial para que seu hortifrúti mantenha o padrão de qualidade em seus produtos. Assim, é possível atender de forma satisfatória as necessidades de seus clientes.

O padrão de qualidade é definido pela satisfação por um produto em determinadas características e certos requisitos.

Mas o que define esses requisitos? O padrão de qualidade varia de comércio para comércio, bem como de pessoa para pessoa. Por isso, o ideal é que seu público alvo seja muito bem definido. Para que fique claro qual será o padrão de qualidade que seu hortifrúti deve atingir.

É necessário estar ciente que cada produto tem seu próprio requisito de qualidade, e cada um deve ser analisado individualmente. Por exemplo, no seu hortifrúti, qual o tamanho de determinada que é vendida com mais frequência? E o quão madura meus clientes preferem ela?

Outra forma de realizar o controle de qualidade é fazer uso de checklists e de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s). Dessa forma, as análises de requisitos e padrões atendem as especificações de qualidades definidas.

Esse Checklist vai te ajudar a realizar o acompanhamento de seus resultados e ajudar a tomar decisões para elaborar uma melhor estratégia de venda.

Após passar por essas etapas, é necessário estar atento aos feedbacks dos consumidores para realizar os ajustes necessários e ter uma melhora contínua!

🟠Cuide dos processos de ponta a ponta do seu hortifrúti

Já vimos que manter um hortifrúti aberto requer muitos cuidados e atenção em diversos aspectos abrangendo diferentes setores.

E para que não haja maiores desafios nesses processos, a Desoft7 chega para te ajudar com um incrível sistema de gestão ERP e ERP Cloud desenvolvido exclusivamente para o seu hortifrúti!

O sistema ERP da Desoft7 permite o controle de estoque, possibilitando que você tenha sempre ao seu alcance as projeções de compras e vendas. Além de muitas outras funções!

Gostou? Quer saber mais sobre o software que irá otimizar o seu negócio?

Clique no botão abaixo e adquira uma demonstração gratuita!

Este artigo foi útil para você?

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.