Desoft7

Descubra o porquê e como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente.

Introdução:

Atualmente, cerca de 80% das micro e pequenas empresas não sobrevivem ao seu primeiro ano. Dentre vários fatores, a falta de um bom controle financeiro é um dos pontos chaves para o fracasso de quem está começando um negócio. Por isso, ter um bom método de gestão financeira é indispensável para ter sucesso em sua empreitada.

Quando não há controle sobre as despesas e gastos, é impossível gerar lucros dentro de uma empresa. Afinal, como saber quanto gastar e quanto reinvestir em seu negócio sem esses números?

É preciso ter uma visão clara de quais gastos podem ser feitos e controlá-los. Isto é, quanto se está recebendo e o que há disponível em caixa.

Algumas ferramentas como o balanço patrimonial, o DRE e o fluxo de caixa podem te ajudar a ter controle das finanças e do patrimônio de sua empresa.

Mas, afinal, o que é o fluxo de caixa? E como o controle do fluxo de caixa influencia em sua empresa? Confira neste artigo como e quais os motivos de utilizar essa importante ferramenta. 

Qual a importância de um bom fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o controle de receitas e despesas de uma empresa. É, assim, o controle do movimento financeiro de seu negócio, por um período específico e com o objetivo de embasar a projeção financeira da sua empresa.

Esse controle ajuda a fazer toda a gestão da empresa, possibilitando analisar a viabilidade de investimentos, além de entender os retornos de campanhas e ações feitas.

Há diversas funcionalidades do fluxo de caixa que o torna tão importante, como o controle das contas a pagar e a receber, a análise da situação financeira da sua empresa, o planejamento de investimentos e muito mais.

Por isso, confira os principais benefícios do fluxo de caixa:

Controla o financeiro

O fluxo de caixa permite controlar todas as entradas e saídas de seu negócio, entendendo a situação financeira e como agir por meio dos resultados que estão sendo obtidos.

Assim, é possível controlar os pagamentos futuros, auxiliando a decisão de tudo o que envolve as contas da empresa.

Você saberá se está tendo mais receitas ou mais despesas, quais são os pontos chaves desses resultados e o que deve ser feito a partir daí.

Auxilia na tomada de decisão

Com as informações sobre o seu financeiro em mãos, você terá um diagnóstico que te servirá como base para um processo decisório mais assertivo.

Contudo, saberá quais gastos são mais altos e quais receitas são mais significativas, além de entender o retorno financeiro de cada ação para manter as que fazem mais sentido – e que proporcionam maior retorno financeiro.

Evita prejuízos

Sabendo a situação financeira de seu negócio, você evitará prejuízos de várias formas. Em primeiro lugar, você saberá quando devem ser feitos determinados pagamentos, evitando juros e taxas desnecessárias.

E em segundo lugar, você não fará investimentos em momentos inadequados para o seu negócio e escolherá as ações que estão dando mais resultado para seguir sendo executadas.

Ou seja, sempre será mais vantajoso para você ter o controle de fluxo de caixa.

Dicas de como controlar o fluxo de caixa

Para usufruir de todos os benefícios do controle do fluxo de caixa, você deve fazê-lo corretamente. Por isso, siga as dicas abaixo para ter um controle eficiente e usufruir de todas as vantagens que vão ajudar o seu negócio a ter bons resultados.

Mantenha dados atualizados

Para que o controle seja feito adequadamente, você deve atualizar constantemente os dados sobre todas as transações financeiras de seu negócio.

Assim, o controle que você está fazendo será condizente com a realidade, mais eficiente e te ajudará a obter as vantagens esperadas.

Determine as categorias dos custos

Organizar os custos por categoria é muito importante para controlar o fluxo de caixa. Isso porque você entenderá quais são as despesas básicas operacionais para manter a sua empresa funcionando, o que é investimento, o que é dispensável e, a partir daí, entender como esses custos são cobertos pelas receitas.

Essas categorias também te ajudam a entender se o custo operacional da sua empresa faz sentido em relação às despesas, o que precisa ser renegociado e onde pode haver mais investimentos.

Fixe um período para análise

Para ter um controle de fluxo eficaz, deve-se definir uma periodicidade para análise das receitas e despesas da empresa.

Portanto, é um trabalho em conjunto do financeiro com o marketing e vendas para registrar as novas despesas e receitas, se há novos produtos ou ações que devem constar no fluxo de caixa e para analisar quais são os impactos e resultados dessas mudanças.

 Conte com o auxílio de softwares

Um software de gestão é um grande diferencial para o controle financeiro e do fluxo de caixa da empresa. Com o auxílio da tecnologia, é possível ter um controle em tempo real e sem grandes esforços de todas as entradas e saídas da empresa.

O uso de softwares possibilita também fazer com que as diferentes áreas da empresa interajam, tornando mais fácil o controle do fluxo.

Outra vantagem é que os dados obtidos possibilitam a projeção do fluxo de caixa da empresa, agregando ainda mais valor para a gestão de seu negócio.

A Desoft7 tem a solução certa para a gestão do seu fluxo de caixa. Com um software completo e inovador, você poderá usufruir das vantagens de um bom fluxo de caixa. Assim, reduzindo o tempo para a execução dessa tarefa e aumentando a sua eficiência.

Com o Desoft ERP, você pode controlar desde o seu caixa, até o seu estoque, registro de vendas e muito mais!

Tenha um controle de fluxo caixa eficiente e melhores resultados em seu negócio com o Desoft ERP! Faça uma demonstração gratuita do software que vai revolucionar a sua gestão financeira.