Desoft7

Você entende a importância da capacitação de colaboradores em Hortifrúti?

A produção de alimentos para atender a demanda crescente da população humana será um dos grandes desafios dos próximos anos. 

O efeito estufa e as drásticas mudanças climáticas do nosso planeta estão colocando em xeque-mate os meios de produção de frutas e verduras obsoletos.

Grandes produtores e até agricultores familiares encaram o desafio de modernizar os seus negócios, o que inclui ter colaboradores capacitados, para se manterem competitivos no mercado.

Muito disso tem a ver com a inserção de artefatos tecnológicos na produção e na gestão dessas empresas, automatizando algumas etapas da produção e auxiliando no controle dos estoques e finanças dos produtores do campo.

Devido a perecibilidade dos produtos é necessário a capacitação de colaboradores em Hortifrúti, para que exista a colheita correta, armazenagem e transporte desses alimentos tão importantes.

Ao falar do varejo do Hortifrúti, precisamos entender que um negócio como este é muito dinâmico e com uma alta rotatividade, é por esse motivo que o conhecimento mínimo é esperado pelos funcionários que vão compor a sua equipe. 

capacitacao-desoft

Mão de obra em Hortifrúti

Um negócio de Hortifrúti precisa de vários tipos de colaboradores para o seu pleno funcionamento.

Ao depender do tamanho da empresa, serão necessários mais ou menos cargos, vamos conhecer algumas ocupações mais comuns deste nicho de mercado:

Administrador

Este é o responsável por coordenar as demais atividades, por isso, trabalha como conselheiro que conhece um pouco de tudo sobre todos os processos, incluindo a capacitação de colaboradores em Hortifrúti, além de dirigir as ações da empresa para prosperidade.

Comprador

O comprador é quem intermedeia as transações comerciais entre os produtores rurais e a loja que revende os produtos para o consumidor final. 

Este profissional é responsável por conseguir os melhores preços e condições para o varejista.

Gestor de estoque

Este também é de muita importância para o Hortifrúti, sendo o responsável pelo armazenamento das frutas e verduras nos estoques e nas câmaras frias. 

Eles precisam controlar as datas de entrada, quantidade e validade dos produtos. 

Repositor

Este funcionário está atuando diretamente na loja, mantendo as frutas e legumes em ordem nos expositores.

Seu trabalho é muito importante, pois ele vai separar produtos estragados e colocar os mais novos na parte inferior do expositor no momento de repor os alimentos. 

Esta simples ação diminui o risco de perdas e quebras na empresa.

Caixa do Hortifrúti

Outra função muito importante, pois este profissional interage diretamente com os clientes, sendo responsável pelo bom atendimento na loja, além de precisar conhecer os códigos dos itens para agilizar o seu trabalho.

Estes são apenas alguns exemplos dos funcionários que podem atuar nos negócios de Hortifrúti, a descrição e quantidade deles podem variar um pouco de acordo com o tamanho do negócio. 

Contudo, em todos os casos a capacitação de colaboradores em Hortifrúti deste nicho é essencial para o desempenho da equipe.

Necessidade de capacitação e treinamento

Como vimos antes, ter funcionários treinados é imprescindível para a saúde do seu estabelecimento:

Benefício da capacitação dos colaboradores 

Como trabalhamos com produtos perecíveis, a janela de tempo para sua comercialização é bem reduzida.

Por isso, mesmo colaboradores bem treinados entendem essa necessidade e atuam de maneira correta evitando o desperdício e facilitando o acesso aos clientes para consumir um produto sempre fresco.

Consequência da falta de capacitação de colaboradores em Hortifrúti

São muitas as consequências, mas para nosso tema a principal seria o desperdício dos alimentos

Sem um treinamento adequado, esse funcionário não entende como funciona o sistema e acaba cometendo erros que consequentemente resultarão em desperdício e prejuízo.

Além disso, sua empresa trabalha com uma equipe frustrada tornando o ambiente de trabalho hostil e insalubre.

capacitacao-desoft

Cursos internos da empresa para a capacitação de colaboradores em Hortifrúti

Uma boa maneira de evitar esse caos em sua empresa e trazer de volta o foco dos seus trabalhadores, é investir em cursos dentro da empresa.

Como gestor, você deve conhecer as necessidades na atuação da sua equipe e sanar esses problemas incentivando e ofertando cursos que vão atuar na capacitação de colaboradores em Hortifrúti.

Seu time passará a viver experiências no próprio ambiente de trabalho, isso vai tornar os seus dias mais produtivos e por consequência gerar mais colaboradores satisfeitos e comprometidos com o trabalho.

Investir nesses cursos é garantia de sucesso e também da melhoria do serviço que sua empresa vai fornecer aos seus clientes.

Trabalhar com o hortifrúti pode ser desgastante principalmente por ser um produto que tem sua data de validade muito curta para seu consumidor final.

Por isso é tão importante investir em cursos que vão garantir uma equipe mais eficiente, conhecendo e executando as melhores técnicas para conservação, estocagem e exposição dos seus produtos.

Valorização da mão de obra

A partir do momento que você investe na capacitação dos seus colaboradores, você está investindo na valorização da sua equipe.

Quando o funcionário se sente valorizado ele trabalha melhor, ele sabe que vai ter reconhecimento dos seus esforços.

Uma empresa que investe na valorização da mão de obra do seu time, está garantindo um bom funcionamento em toda a sua estrutura empresarial.

Afinal de contas, quem trabalha feliz sabendo que seus esforços não são reconhecidos? 

Lembre-se o quanto é importante garantir ao seu time a certeza de que seus esforços estão sendo observados e valorizados.

Uma forma de demonstrar isso, é criar políticas de incentivo que podem ir desde recompensas financeiras até um plano de carreira. 

Conhecimento de processos internos e dados básicos da empresa

É fundamental que os seus colaboradores conheçam todos os processos internos do seu Hortifrúti.

Tudo que é necessário, as etapas que envolvem todos os sistemas produtivos até a entrega do produto ao consumidor final.

Dessa maneira, sua equipe passará a entender e valorizar todos os processos envolvidos em sua cadeia produtiva.

Uma boa ideia é incentivar a formação de grupos onde a liderança fica a cargo de funcionários mais antigos que podem contar suas experiências e transmitir o conhecimento adquirido ao longo dos anos sobre o desenvolvimento da empresa.

Como a Desoft7 pode te auxiliar?

Para que o seu negócio de Hortifrúti tenha uma administração coesa, é necessário investir em ferramentas apropriadas para este nicho de mercado. 

O Desoft7 é um ERP completo que vai ajudar a gerir o seu negócio com muito mais facilidade e segurança.

Conheça mais sobre o Desoft7 e como ele vai ajudar nas rotinas do seu Hortifrúti, clique no botão abaixo e peça uma demonstração gratuita!