Desoft7

🟠 Introdução

Você quer ter um hortifrúti mais rentável? Aumentar o lucro do hortifrúti é o desejo de qualquer empreendedor, mas nem todos sabem como fazer isso.  É preciso ter um entendimento não apenas de seu ramo, mas também de gestão de negócios e de conceitos importantes. Isso para entender como aumentar as entradas de receitas em sua empresa.

Por esse motivo, veja 05 dicas práticas para te ajudar a aumentar o faturamento e no lucro em seu hortifrúti, mantendo a qualidade, sem grandes aumentos de custos. E fazendo com que os seus investimentos valham ainda mais.

Portanto, continue conosco e confira as nossa dicas! 

🟠 Diferença entre faturamento e lucro

A primeira etapa para aumentar o lucro do hortifrúti é entender do que ele se trata. O faturamento é a soma de tudo o que o seu empreendimento obteve como receita em um determinado período. Ou seja, é o valor bruto das entradas em seu hortifrúti, sem descontar os custos e gastos que se teve no período em questão. Já o lucro é o valor líquido, corresponde ao valor faturado com a subtração dos custos incidentes.

Assim, quando focamos em aumentar a receita e o faturamento, indiretamente queremos aumentar a lucratividade da empresa. É preciso colocar os números em análise e manter-se atento aos custos de seu hortifrúti, afinal, você não quer trabalhar mais e ganhar a mesma coisa.

🟠 Reduzindo desperdícios e aumentando a lucratividade

É preciso estar atento para que o aumento das despesas não seja gerado por altos custos que não justifiquem o retorno que se está esperado com as vendas, em outras palavras, é preciso fazer mudanças inteligentes para se ter um aumento da receita sem elevar os custos financeiros.

Assim, um dos fatores cruciais é reduzir os desperdícios e fazer uma boa gestão dos recursos que se tem. Principalmente em hortifrútis, onde os itens são perecíveis e frágeis, há muitas perdas. Por esse motivo, é preciso tomar alguns cuidados para reduzir os desperdícios, além de ter produtos de mais qualidade para seus clientes.

As principais causas que levam a perda dos alimentos são armazenamentos, manuseio ou transporte inadequado. Além do mais, produtos repetitivos e falta de marketing são alguns dos erros de gestão que podem reduzir a capacidade de faturamento de seu hortifrúti. Contudo, para reverter isso, siga as 5 dicas abaixo:

🟠 Opte por padrões de qualidade para os produtos

Ter um alto padrão de qualidade é fundamental para o seu hortifrúti, sobretudo com clientes cada vez mais exigentes. Portanto, estabeleça procedimentos padrões para o manuseio de seus produtos, analise a qualidade do transporte e das embalagens de seus fornecedores, optando por aqueles que prezam pelos detalhes em cada item.

Produtos de qualidade com embalagens adequadas, um bom transporte e funcionários capacitados para manusear corretamente os produtos serão a combinação certa para reduzir os desperdícios em seu negócio.

🟠 Incorpore sempre novidades para o seu hortifrúti

Ao oferecer novos produtos para seus clientes, você despertará a atenção e a vontade de compra nos consumidores. Assim, você também pode ofertar produtos cortados, descascados, saladas de frutas e outras opções que vão além do que o cliente está esperando encontrar ao chegar ao seu estabelecimento, além de evitar o descarte de alimentos saudáveis para o consumo.

🟠 Idealize eventos em datas comemorativas

Que tal realizar eventos temáticos para atrair mais clientes? Em datas comemorativas, é possível criar promoções, degustações e iniciativas que despertem o interesse dos clientes e os atraia para seu hortifrúti.

🟠 Tenha boas estratégias de marketing

É indispensável ter boas estratégias de marketing para chamar a atenção de seu cliente. Seja em redes sociais, cartazes físicos ou qualquer outro tipo de divulgação. É preciso ter uma estratégia inteligente e adequada ao tipo de público-alvo que se tenha.

🟠 Motive a sua equipe

Ter um bom atendimento é um divisor de águas em qualquer negócio. Por isso, é muito importante manter a equipe motivada, alinhada com os propósitos de seu negócio, capacitada a atender e a tirar as dúvidas de seus clientes. Ou seja, oferecer treinamentos e soluções de gestão de pessoas são muito importantes para manter uma boa equipe.

🟠 Dica bônus: utilize a tecnologia para melhorar o seu lucro!

A tecnologia contribui para um negócio cada vez mais lucrativo! Tenha um software de gestão em seu hortifrúti e garanta o controle sobre o gerenciamento de seu hortifrúti. Com o software da Desoft7, você pode controlar o fluxo de caixa, gerenciar o estoque, conseguir um preço mais acessível com fornecedores e ter uma ampla visão da sua empresa.

Assim, com o controle de vendas e promoções, você poderá gerenciar as transações de seu negócio, garantindo que as condições de venda se alinhem às necessidades de fluxo para lucro do hortifrúti cada vez maior.

São muitas as vantagens desta solução que permite gerenciar cada detalhe de seu comércio e tomar decisões mais assertivas que vão te ajudar a crescer e a ter maior retorno financeiro.

🟠 Conclusão

É possível aumentar o lucro do hortifrúti com mudanças inteligentes que vão tornar o seu negócio muito mais rentável. Com as tomadas de decisões certas em seu negócio, é possível reduzir desperdícios e crescer de forma saudável e orgânica, conquistando novos públicos e construindo a solidez e credibilidade da sua marca.

Além das nossas dicas, você pode adotar um software de gestão para tornar o processo mais alinhado, com integração entre os setores e informações confiáveis para o processo decisório.

A Desoft7 é especialista em sua área e entende suas necessidades. Conheça uma solução completa que permite usufruir de todos os benefícios de um software de gestão!

Faça uma demonstração gratuita de nosso sistema de gestão e dê o primeiro passo para um grande aumento em sua lucratividade.