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As promoções são essenciais para tornar o seu negócio atrativo. É uma forma de aumentar os lucros e atrair novos clientes. Neste artigo, vamos abordar a importância das promoções e como realizar esta ação em seu negócio!

Introdução

As promoções são ações que podem alavancar o seu negócio, mas é preciso planejar para que não haja prejuízos. Há várias formas de realizar promoções como, por exemplo, pague 1, leve 2. 

Realizar ações promocionais pode ser uma excelente forma para trazer novos clientes, fidelizar os melhores consumidores e acabar com o excedente do estoque.

Mas para que uma promoção seja um sucesso, é necessário um planejamento prévio com táticas específicas para gerar resultados positivos.

As promoções podem ser excelentes, mas é preciso ficar atento à margem de lucro.

Ou seja, quando for pensar em uma ação promocional em seu negócio, calcule previamente se o desconto não irá atingir a margem de lucro.

Por isso, é necessário ter um planejamento prévio para realizar promoções. Neste artigo, iremos percorrer diversas ideias relevantes para que você obtenha sucesso!

Quais os maiores benefícios de criar promoções em um negócio?

Ações promocionais podem gerar grandes vantagens para um negócio, como atrair novos consumidores, já que será uma maneira de trazer vantagens para os clientes.

Também é uma forma de deixar os clientes antigos mais satisfeitos, o que vai gerar uma fidelização desses consumidores.  

Atrair novos consumidores

Criar uma promoção exclusiva para clientes mais assíduos é também uma excelente maneira de aumentar o número de pessoas que são fiéis à sua empresa.

E como já diz o ditado popular: “o cliente é a alma do negócio”, se você tem mais consumidores, provavelmente terá mais lucro.

Fidelizar os clientes

Quando for criar uma promoção, foque sempre no cliente e pense no que ele costuma consumir mais. E, ainda, que tipo de ação criar para acelerar e aumentar as vendas.

Essa pode ser uma excelente maneira para fidelizar os consumidores. Portanto, pense em estratégias exclusivas para esse tipo de cliente. 

Girar o estoque

As promoções podem ser também uma excelente ferramenta para girar o estoque. Deixar mercadoria muito tempo parada é perder dinheiro e para que isso não ocorra, realizar promoções pode ser uma solução.

O excedente que está no estoque poderá ser vendido em promoções em forma de kits, evitando que o produto fique parado e agregando mais valor para a compra dos clientes.  

Apresentar mercadorias

Outro ponto que também pode ser favorável para promover uma promoção é quando se há um produto novo ou pouco conhecido. Essa é uma forma dos clientes conhecerem a mercadoria.

Assim, podem no futuro optar por elas. As promoções são formas de estimular o cliente e criar um novo hábito de consumo.

Além dessas opções, também há promoções em que existe uma mistura de produtos, mas que se complementam.

Que tal unir duas mercadorias e vender mais? Essa pode ser uma forma de aumentar as vendas. 

Datas comemorativas

As promoções mais comuns que dão certo são aquelas criadas sazonalmente. Ou seja, em datas comemorativas como Dia dos Pais, das Mães, Natal e Páscoa.

Essa é uma oportunidade para estimular que seus clientes comprem de você e não do concorrente. Pense em ações que seu público gostaria de participar.

Se bem planejado, as promoções podem ser um enorme diferencial do seu negócio em relação aos concorrentes. Além disso, toda ação em uma empresa deve ser pensada e planejada para que prejuízos não aconteçam.

Sendo assim, é importante pensar estrategicamente para conseguir alcançar os objetivos desejados. Confira abaixo algumas dicas incríveis para começar as suas ações promocionais!

Como criar promoções inteligentes e evitar erros?

Como já dito, as promoções podem ser aliadas em um negócio, mas é necessário um planejamento. Há táticas simples que podem ser o diferencial para realizar as promoções sem prejuízos ou perdas desnecessárias à empresa.

Planejamento vs falta de planejamento

Um dos pontos principais que deve ser observado é o planejamento. Uma ação promocional deve antes de tudo ser planificada. Nesse momento, avalie o que fazer, qual produto deve entrar em promoção e o que não poderá.

Ou seja, é a fase da análise que determinará quais os próximos passos que devem ser feitos para realizar uma promoção.

Análise de cálculo vs sem cálculos

Outra etapa importante é calcular a margem de lucro. Uma promoção só terá ganhos se você souber exatamente qual é o limite de desconto para que não haja prejuízos.

Muitas vezes, o empreendedor diminui os preços sem saber qual a margem de lucro. Assim, sem cálculos, o prejuízo poderá ser enorme. É importante ter cautela quanto a isso!

Pesquisa vs sem pesquisa

A pesquisa de mercado e por produtos novos podem ser um diferencial na hora de elaborar promoções. Além disso, deve-se ficar atento também em quais os produtos que os seus clientes querem comprar mais, essa pode ser uma estratégia na hora de montar os kits promocionais.

Deixando de lado a pesquisa, você não saberá o que está acontecendo ao seu redor e nem o que o seu consumidor deseja.

Com tecnologia vs sem tecnologia

Para efetivar uma promoção, há vários passos e etapas que precisam ser avaliadas e concretizadas e a tecnologia pode ser uma ferramenta para facilitar todos esses processos.

Se você já tem todos os dados do seu negócio na mão, ficará mais rápido conseguir elaborar estratégias de vendas.

Normalmente, quando não há tecnologia adequada, as empresas criam promoções todos os dias e fins de semana de forma manual, por isso, não conseguem analisar os custos de cada produto ou mesmo os resultados das ações promocionais.

Veja como a Desoft7 pode te ajudar a criar promoções da maneira certa!

Pensando nisso, a Desoft criou o sistema Desoft ERP para poder ajudar e tornar esses processos mais fáceis, simples e rápidos. Dessa forma, as promoções serão mais efetivas e assertivas.

Com o software, será possível automatizar processos, planejar as promoções e analisar os resultados financeiros de cada ação.

Por meio dos dados, você poderá avaliar o que deu certo, o que poderia ser refeito ou corrigido para alcançar lucros melhores.

E agora, você já consegue realizar uma promoção em seu negócio? Que tal usar também uma ferramenta para facilitar os processos?

Em síntese, não perca mais tempo e já comece a usar o Desoft ERP.

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