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Para abrir sua loja virtual você deve  se perguntar como atingir o público alvo e a melhor forma de trabalhar com ele, e a análise de dados de e-commerce pode ser muito útil para isso.

Isso porque a análise de dados do e-commerce é uma forma de você se preparar para o mercado que vai atingir.

Portanto, antes da idealização da empresa deve-se fazer um trabalho de pesquisa. Através dessa pesquisa você vai estar minimizando “as pedras no caminho”. Assim, com o tempo, você perceberá que fazer uma boa análise de dados do e-commerce é uma maneira mais rápida de alcançar o sucesso.

Análise de mercado e concorrência para e-commerce

Fazer um estudo de análise de mercado é fundamental para a saúde do seu e-commerce. Portanto, é através dessa ação que você ficará por dentro das novidades no mercado e de como a concorrência está se posicionando sobre isso.

Então, que você dá uma “fuçadinha” na concorrência isso a gente sabe! No entanto, com o mercado atual cheio de desafios e novidades quase que diariamente você, tem que realizar uma análise de forma profissional, estratégica e sistemática. 

Como fazer a análise de dados em e-commerce?

Contudo, a análise de dados nada mais é, do que o estudo das informações obtidas sobre determinado assunto, a fim de decidir a melhor forma de agir em cada um deles.

Por isso, listamos 7 tipos de análise de mercado e-commerce, para turbinar suas vendas on-line:

O que procura o consumidor

Antes de qualquer coisa, você deve conhecer os hábitos do seu consumidor, se ele costuma comprar on-line, o que ele pensa para decidir uma compra, qual é a sua preferência de marcas. Sendo assim, com esse tipo de informação, fica mais fácil traçar suas estratégias de marketing;

Pesquisar sua concorrência

Aquela máxima que diz que a grama do vizinho é bem mais verde que a sua cabe muito bem aqui. E você não pode deixar nunca isso acontecer. Observe a sua concorrência, antecipe seus movimentos, identifique seus pontos fracos e evite que sua loja virtual perca espaço e visibilidade.

Meios de pagamento mais procurados

Você deve estar atento a como seu público prefere pagar e fornecer o que ele busca e precisa. Então, imagine seu cliente deixar de comprar por que sua loja não fornece pagamento por boleto bancário ou PIX. Dessa forma, você deve estar em alerta, prestar atenção aos meios de pagamento que você deve investir é fundamental;

Pesquisar como o público percebe a imagem de sua marca

Essa é uma boa maneira de saber como seus clientes enxergam seu e-commerce.

Portanto, através desta pesquisa que se entende como a marca é percebida e como eles se relacionam com ela, por exemplo, em suas redes sociais.

Assim, verifica-se o que precisa mudar, consequentemente, atraindo mais visitas para seu e-commerce.

Utilizar as redes sociais

Através das suas postagens nas redes, você tem um termômetro se as ações que você está tomando estão surtindo o efeito esperado. Aqui você interage de forma mais direta com seu público e tem uma noção mais rápida e segura do que eles realmente querem em seu e-commerce;

Preço justo

Saber se você está cobrando o valor certo para seus produtos é fundamental. Assim, através dessa pesquisa você vai saber quanto o consumidor está realmente disposto a pagar pelos seus produtos, te dando uma noção para identificar se seus valores estão realmente justos;

Satisfação dos seus clientes

Saber se seus clientes tiveram uma boa experiência de compras em seu e-commerce é fundamental.

Então, pode-se realizar pesquisas de satisfação no final de cada compra através de um formulário no site ou app. O importante é saber o que foi negativo para que possa ser mudado e o que foi positivo para que se repita.

Ter um cliente satisfeito é a garantia de que você ofereceu um bom serviço e que ele vai voltar.

Então, esses são apenas alguns exemplos do que a análise de dados de e-commerce pode fazer pelo seu negócio. 

Ferramentas que auxiliam na análise dos dados em um e-commerce

Para fazer tudo isso você conta também com algumas ferramentas que vão te ajudar nesse trabalho,. Por isso, vamos entender algumas delas.

  • SAS: essa é uma das principais ferramentas de análise do mundo, com ela é possível realizar análises avançadas e produzir gráficos.
  • R: uma das ferramentas mais populares do setor, atualmente ela se tornou muito versátil; 
  • Tableau: especialista em transformar dados brutos em gráficos e representações visuais, fácil de aprender e com boa interface visual;
  • Orange: possui uma grande biblioteca para pesquisa de dados;
  • Google Analytics: muito popular para apresentar dados em forma de painel. A ferramenta apresenta dados que você pode transformar em insights para melhorar o conteúdo de seus sites;
  • Python: poderosa ferramenta para análise de dados do e-commerce, realiza também funções matemáticas; 
  • MATLAB: ferramenta muito usada pela engenharia e Tis, também acessa dados de diferentes origens e formatos.

Agora que você já conhece as vantagens da análise de dados de e-commerce, aproveite os inúmeros benefícios através da parceria da Desoft7 com a plataforma Tray.

Faça como muitos outros empreendedores, e aprenda a encontrar sua melhor clientela e aumentar suas vendas, monte seu e-commerce completo com essa parceria de sucesso. 

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Através desse artigo, você viu como a análise de dados do e-commerce é fundamental para a saúde e desenvolvimento da sua empresa.

Aprender as formas de executar essas análises e as ferramentas que você tem à disposição, facilita por em prática na gestão do seu negócio.

Esse é o começo de um longo caminho na busca do melhor serviço que pode fornecer ao seu cliente!

Comece agora a colocar em prática tudo que aprendeu e seja um empresário de sucesso!