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Realizar a gestão para supermercados não é fácil. São muitas informações, dados e o trabalho com pessoas que se multiplica a cada nova inauguração de filial.

Para que você possa realizar a gestão de sua rede com mais autonomia e resultados, saiba que precisa estar de olho em algumas práticas para aumentar seu lucro. Sem abrir mão de uma boa e sólida gestão do negócio.

🟡 A arte de gerir!

Muitas empresas incríveis acabam fechando as portas porque não deram conta de algum detalhe dentro de suas filiais.

E, muitas vezes, esse pequeno problema acaba se tornando uma verdadeira “bola de neve”. E, é por isso que existe a gestão empresarial. Para que o administrador do negócio saiba lidar com qualquer problema, de forma a tomar boas decisões que beneficiem a organização. Além do mais, podemos dizer que é uma arte gerir um negócio com várias filiais.

Assim, o significado mais simples e direto de gestão é o de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias, através de um objetivo.

E, para que isso possa realmente funcionar, é essencial que o gestor tenha a capacidade de pensamento estratégico. Além de saber ler e interpretar dados informacionais e, ainda, saber como liderar e motivar a sua equipe.

Porém, a gestão empresarial não é apenas lidar com problemas, é muito mais que isso. Ela compreende ações e organiza processos como, por exemplo: recursos humanos, estoque e fluxos de informações. Os quais são essenciais para que tudo ocorra como o esperado.

Tipos de gestão de negócio

O conceito da gestão abrange todas as áreas da organização. Dessa forma, fazendo com que os setores possam ser otimizados para apresentar os resultados esperados.

Há vários tipos de gestão empresarial e cada uma delas tem suas particularidades. Com o objetivo de que a empresa possa crescer. Enfim, as mais conhecidas são:

  • Meritocrática: aqui o desempenho dos melhores colaboradores é valorizado;
  • Democrática: nesse tipo de gestão, os colaboradores têm poder de decisão nas escolhas da empresa;
  • Autoritária: nesta, o gestor é o líder e ele realiza as escolhas visando o bem do negócio.

Além desses três modelos de gestão, ainda temos o ciclo de inovação, cadeia de valor e foco nos resultados. Todos eles utilizam-se de diversos fatores. A fim de melhorar a organização, quando aplicados de forma correta pelo gestor.

Então, aqui falamos de gestão de forma geral. No entanto, a seguir, falaremos de como pode ser feita a gestão para supermercados

🟡 Como lidar com uma gestão para supermercados?

De uma forma geral, a gestão para supermercados constitui-se na administração eficiente. Isto é, com estratégias que lidam com processos e operações específicos para esse tipo de negócio. Sempre objetivando garantir maiores reduções de custos e chegar aos objetivos estipulados.

Contudo, o gestor de supermercado, além de administrar os locais no dia a dia, deve-se manter em constante atualização, acerca de novas metodologias e modelos de gestão. E, então, além de táticas e recursos com o foco para resultados, gerando um diferencial competitivo perante aos outros supermercados e programando ​estratégias gerenciais e operacionais.

Alguns dos assuntos mais importantes que fazem parte da gestão de supermercados, são:

  • Gestão estratégica de categorias; 
  • Compras e negociações;
  • Prevenção de perdas; 
  • Legislação sanitária;
  • Mix de produtos.

Outras áreas que também são muito importantes para o gestor de uma rede de supermercado são: gestão de pessoas, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, marketing no varejo, formação e gestão de preços, finanças, responsabilidade social, logística, tecnologia aplicada ao varejo, gestão de processos e – por que não? – o e-commerce.

🟡 Quais são os maiores desafios? 

Para realizar o trabalho de gestão para supermercados, são prioridades as ações conjuntas para aumentar os lucros e melhorar a imagem do negócio. Assim, como os serviços de uma rede de supermercados, é preciso pensarmos nos desafios que a gestão desse setor possui:

  • Grande giro de mercadorias – isso acaba interferindo no fluxo de capital, no estoque e também no capital de giro;
  • As várias transações financeiras – realizadas pelo setor de contabilidade diariamente;
  • Mudanças na legislação – que ocorrem constantemente e referem-se a impostos, tornando obrigatório a atualização do cálculo dos tributos nos cadastros das mercadorias;
  • A necessidade de contar com uma equipe ampla para trabalhar nos caixas em horários que contemplem toda a gama dos períodos que o supermercado fica aberto, Colaboradores para embalar e repor os produtos e pessoas responsáveis pela higienização dos setores (apoio);
  • Ter cuidado constante com a gestão de compras, pois, se uma compra não estiver de acordo com o giro de estoque da empresa, será oneroso preservar o fluxo de caixa e, consequentemente, o lucro;
  • Investimento em marketing e ações para chamar o maior número de consumidores para os supermercados;
  • Conhecimento necessário sobre regras e leis varejistas pois, caso contrário, a empresa corre o risco de sofrer embargos e multas, atrapalhando o crescimento.

🟡 Que tal seguir estas dicas abaixo para triplicar o lucro da gestão para supermercados?

Usando estratégias de marketing:

O Marketing tradicional e digital podem ajudar a sua rede de empresas a aumentar a influência sobre as pessoas. Assim, faça propagandas nos meios tradicionais (rádio, tv, jornal) e também nas redes sociais, nutrindo uma relação mais próxima com o seu cliente. Nelas, poste ofertas, compartilhe informações sobre produtos e serviços.

De olho na Concorrência: 

A concorrência existe, sempre irá existir e você deve sempre observar e aprender com ela. Contudo, tenha bastante atenção ao que seus concorrentes fazem, aos preços que oferecem, as condições de pagamento, serviços que ofertam e na sua rede de supermercado ainda não. Assim, não se trata de imitar seu concorrente, mas sim de você realizar adaptações em seu negócio para que fique mais competitivo.

Qualidade em produtos e atendimento:

Os clientes querem cada vez mais ter uma boa experiência de compra. Ou seja, querem que o momento das compras seja fácil e agradável.

Ofereça ambiente convidativo em suas lojas e aposte em produtos de muita qualidade. É bom manter contato com fornecedores que possam cobrir a maioria das lojas de sua rede. Aliás, também em funcionários bem treinados e engajados para o bom atendimento. 

Use um bom software de gestão para administrar o seu negócio:

Assim, você já cuidou do marketing, bons produtos e serviços. Agora, é hora de cuidar da gestão de seu negócio, tendo um sistema capaz de gerenciar estoques, notas fiscais, compras, vendas, cotações e muito mais. Assim, com essa tecnologia, você terá menos perdas de produtos e uma boa gestão de todas as áreas de sua rede de supermercados.

🟡 Use a tecnologia para facilitar seu caminho em busca da lucratividade na gestão para supermercados!

Conheça a Desoft7! Nós temos o sistema de ERP que irá cuidar de sua gestão para supermercados! Com ele, você pode: 

  • Fazer prospecções de compra e venda;
  • Gestão de vários estoques simultaneamente;
  • Controle de validade dos lotes de perecíveis;
  • Programar sua semana de promoções com retorno automático de preços após prazo programado;
  • Acesso do sistema em qualquer lugar (armazenamento na nuvem com o Desoft Cloud);

E mais! Alta tecnologia e segurança em um sistema simples de usar!

E então, quer saber o que mais a Desoft7 pode fazer pela gestão de supermercados?

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