Desoft7

PEIXARIA É UM BOM NEGÓCIO?

O consumo de peixes tem crescido muito no Brasil. No entanto, ainda há um caminho a ser percorrido. Esse consumo tem sido o maior dos últimos anos, se comparados a outras proteínas. Então, segundo Peixe BR (ABP), o brasileiro come por ano em torno de 10 quilos. Assim, entenda mais sobre a gestão de peixaria!

Um dos motivos pelo qual o peixe é uma proteína muito consumida, se deve a vasta faixa litorânea e inúmeros rios que garantem o fornecimento anual. Assim, novos pontos de venda são inaugurados sempre, e muitos empresários têm visto neste setor uma boa oportunidade de negócio.

Então, a oferta de variedade de produtos e a organização da peixaria é fundamental para garantir a qualidade.

PEIXARIA E O MERCADO CONSUMIDOR

Peixaria nada mais é que um negócio comercial especializado na venda de peixes e frutos do mar. Contudo, o comércio de peixes é um negócio que está interligado à qualidade de vida. Isso porque ofertar alimentos que contribuem  para  a alimentação saudável. São importantes fontes de proteínas, sais minerais, ômega 3, ácidos graxos, ferro e vitaminas A, E, D, além de outras que contribuem para a saúde.

No entanto, quando se fala no mercado consumidor, devemos pensar em todos os públicos que são potenciais clientes para uma peixaria.

No geral, dentre os mais promissores estão: restaurantes (principalmente de comida asiática), supermercados, bares, hospitais, hotéis e o consumidor pessoa física.  

A LOCALIZAÇÃO É IMPORTANTÍSSIMA

O local de instalação de uma peixaria é muito importante. Deve levar em consideração aspectos como facilidade de acesso e fluxo de pessoas e de produtos. Isso porque as pessoas preferem comprar peixes e frutos do mar onde é mais cômodo, próximo e acessível.

Ademais, outros pontos como fator populacional e qualidade do ponto comercial também devem ser levados em consideração para esse tipo de ramo. 

Também é preciso se atentar ao custo de aluguel, prazo do contrato, reajustes e reformas. Assim, verifique se o imóvel atende às necessidades. Quanto à capacidade de instalação, localização, água, luz, esgoto, telefone etc.

Veja também o acesso e estacionamento. Isso porque são itens que valorizam o local e facilitam a entrada dos clientes. Confira a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura. E se ela está regular.

DOCUMENTAÇÃO LEGAL

Para começar o seu negócio, você deve realizar os seguintes processos:

  1. Registro na Junta Comercial; 

2. Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

3. Registro para obter o alvará de funcionamento junto a prefeitura de seu município;

4. Cadastro junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; 

5. Registro no Corpo de Bombeiros Militar: é o  órgão que observa se a empresa atende as exigências mínimas de segurança contra incêndio, a fim de que seja concedido o Habite-se junto a prefeitura.

A partir disso , pode começar a organizar melhor a parte física. E fazer o negócio funcionar. 

COMO MONTAR UMA PEIXARIA

Veja algumas dicas de como organizar a sua peixaria:

1- Estrutura

O local deve cumprir as exigências da Vigilância Sanitária. Além disso, seu negócio precisa ter câmara frigorífica, banheiro, boa ventilação, vitrines iluminadas, paredes brancas de azulejo e área externa com lixeira. 

2- Produtos de Qualidade

Tenha bons fornecedores e compre diariamente. É importante observar se o produto está fresco. Isto é, o peixe precisa estar com as escamas firmes, os olhos brilhantes e a área sob as guelras bem avermelhadas.

3- Armazenamento

O peixe deve ser armazenado em temperatura de 3 a 4 graus e abaixo disso. Também é possível deixá-lo exposto mergulhado no gelo. Não coloque uns sobre os outros, pois os de cima não estarão refrigerados. Contudo, a venda dos peixes deve acontecer em até uma semana quando refrigerados. Você ainda pode comercializá-lo limpo, cortado ou embalado em bandeja de isopor.

4- Higiene

A peixaria e o balcão devem ser devidamente lavados, o balcão de corte, e o gelo utilizado na exposição dos peixes deve ser trocado diariamente para evitar o mau cheiro. 

Além disso, os funcionários devem trabalhar com avental limpo, rede no cabelo, camiseta, calças, botas brancas, unhas limpas e cortadas.

5- Divulgação

Distribua folhetos na peixaria contendo o valor nutricional de cada espécie, receitas fáceis e rápidas. Assim, as pessoas serão incentivadas a consumir mais peixes devido aos folhetos explicativos. 

COMO SE DESTACAR NO MERCADO

Agregue valor aos seus produtos! Tenha variedade que a concorrência não ofereça. É importante estudar seu consumidor e o que ele espera do seu negócio. Assim, garanta a satisfação do cliente através de um serviço bem prestado.

As pesquisas quantitativas e qualitativas podem auxiliar na identificação de benefícios de valor agregado. 

GESTÃO DE ESTOQUE EM PEIXARIA

A gestão de estoques possui particularidades de acordo com o tipo do setor. Busque excelência no seu negócio. Certifique-se sempre de que seu estoque está abastecido, pois isso impacta nas suas vendas. Confira estes três indicadores de desempenho:

  • Giro dos Estoques;
  • Cobertura dos Estoques;
  • Nível de Serviço ao Cliente.

Como se trata de produtos frescos e rotativos, a gestão do estoque de seu negócio deve ser frequente. Isso para que não haja perda de mercadoria.  Como administrar tudo isso? Você precisará de um software de gestão para peixaria.

SOFTWARE DE GESTÃO PARA PEIXARIAS

Investir em software de gestão para peixaria é uma necessidade. Avalie o preço cobrado, facilidade de uso, vantagens que você terá ao utilizar não só para o sistema financeiro e de cobrança de sua peixaria, como também de gestão integrada. Verifique se ele possui funções como controle de:

  • mercadorias;
  • taxa de serviço;
  • dados sobre faturamento/vendas;
  • Gestão de caixa com pagamento com cartões e PIX, além de estoque;
  • Emissão de pedidos, notas fiscais, boletos bancários;
  • Organização de compras e contas a pagar.

Contudo, um software de gestão para peixaria deve ser uma solução completa. Idealizado exatamente para descomplicar a vida do gestor. 

Enfim, com a Desoft7, você não precisará se preocupar com todos esses processos de rotina. Isso porque gestão completa está integrada em uma plataforma para comerciantes de setores como mercados, mercearias, hortifrúti e peixarias.

Você pode acessar o software de gestão para peixaria de qualquer lugar. Por meio de qualquer aparelho conectado à internet, pois as informações são armazenadas na nuvem.

Além disso, sua interface é simples e intuitiva para deixar suas operações mais ágeis e fáceis!

Conheça mais e veja como nosso ERP funcionará em seu negócio.

Este artigo foi útil para você? 😁

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo. 👇