Desoft7

Como realizar a gestão de estoque em lojas de materiais de construção?

Dentro de seu varejo de materiais de construção, o estoque acaba sendo um espaço de grande importância para o negócio. Isso porque se ele não está sendo bem administrado, irá gerar maior demora na entrega do produto para seu cliente, desordem, perda ou avaria de produtos. Além de dificultar a avaliação de dados, como produtos que saem menos ou mais do seu estoque.

Neste artigo, traremos dicas valiosas para realizar uma boa gestão de estoque em sua empresa de materiais de construção. E, assim, otimizando e agilizando processos para você sair na frente quanto à agilidade no atendimento e disponibilidade de produtos!

O dilema da gestão de estoque em lojas de materiais de construção.

Muitas vezes a gestão de estoque em loja de materiais de construção, não é levada em consideração como algo importante. No entanto, sabemos que uma má organização desse espaço pode implicar em perda de vendas, além de demonstrar falta de profissionalismo no que diz respeito à administração de seu negócio. 

Dessa forma, ter um controle eficiente do estoque de materiais, sempre se mostrou um dos grandes desafios enfrentados por lojistas desse segmento. Isso porque se trata de um setor de alta demanda por conta dos consumidores. E, como dito anteriormente, erros podem comprometer não só a rentabilidade, mas também o bom atendimento ao cliente.

É de suma importância que o responsável por esse setor esteja atento à gestão desse espaço. A fim de solucionar as principais questões envolvidas, para obter melhores resultados e, assim, fidelizar seus clientes.

Nesse artigo, você terá dicas valiosas para manter seu estoque sempre bem organizado. Uma vez que reunimos alguns pontos importantes que vão auxiliar você a conquistar melhores resultados e evitar prejuízos que debilitam a saúde financeira do seu negócio.

A importância de uma boa gestão de estoque neste segmento

Aqui estamos falando de uma área com grande movimento dentro de sua loja de construção, visto que há uma procura constante pelos itens vendidos, além de haver uma grande variedade desses produtos para administrar. Dessa forma, o controle de seu estoque precisa ser impecável para atender as demandas de seu cliente.

Sendo assim, é essencial que você consiga obter controle, estratégia e, primordialmente, uma análise eficaz do seu estoque. Assim, será possível saber quais são os itens mais vendidos, quais devem ser repostos com mais frequência, quais necessitam de um armazenamento diferente para evitar a deterioração etc.

Sem a gestão de estoque correta em sua loja de materiais de construção, poderá existir a escassez de itens importantes e consequentemente, você poderá perder grandes oportunidades de vendas.

Então, entenda que é fundamental saber identificar quais são os principais erros de administração no seu estoque. E, principalmente, quais soluções implantar para auxiliar nesse processo de controle.

Então, veja, no próximo capítulo, como conquistar a boa gestão de estoque em loja de materiais de construção, adequada para esse tipo de negócio. 

Instruções valiosas para realizar uma boa gestão de estoque em sua loja de materiais de construção.

Acompanhe a seguir dicas essenciais para que você possa ter uma boa gestão do seu estoque. 

🔘 Classificar materiais:

Antes de mais nada, o primeiro passo é a classificação dos materiais, para facilitar a localização futura dos itens. Mesmo que aliada à tecnologia, existe a necessidade de selecionar e organizar os produtos fisicamente por categorias.

Desta forma, as peças serão encontradas com facilidade por sua equipe, além de melhorar o controle sobre o que há ou não disponível em seu estoque.

🔘 Realizar periodicamente o inventário de estoque:

Você com certeza já ouviu falar de inventário, não é? Inventariar seu estoque é fundamental para que você tenha uma real noção do que tem, do que foi perdido, dos itens avariados e etc.

Fazer o inventário de materiais vai proporcionar melhorias na gestão e aprimorar o atendimento ao consumidor, trazendo mais agilidade e rapidez no momento de atender às necessidades de seu cliente em loja, além de contribuir para uma boa organização e redução de perdas de modo geral. 

Sendo assim, para que o inventário seja elaborado de maneira efetiva, além de ter classificado os materiais como já dissemos anteriormente, também é indicado que se faça a rotatividade de seu estoque, que também é conhecido como giro de estoque. Isso se dá pela necessidade de que sua equipe tenha uma ideia de quando e em quanto tempo o estoque precisa ser reposto.

Ter o entendimento do período é um fator que não pode ser deixado de lado, pois há determinadas épocas do ano em que as vendas tendem a ser maiores. Assim, as chances de que o planejamento anual passe por alterações para atender melhor o seu cliente, se torna maior. 

Também é preciso definir a periodicidade do inventário. De quanto em quanto tempo os seus colaboradores realizarão a contagem dos materiais disponíveis em estoque? Para responder a essa questão, entenda sobre os três formatos de estoque mais comuns para definir a periodicidade.

🔘 Criar o Estoque rotativo:

Nesse tipo de período, você e seu negócio irão definir qual é o intervalo de tempo no qual terá a checagem do estoque, levando em consideração o seu volume de vendas e as necessidades do negócio. Isso mostrará se essa rotação acontecerá semanal, mensal ou anualmente.

🔘 Criar o Estoque periódico: 

É aqui que será definido o período final do inventário. O principal objetivo é entender de forma mais específica, quais foram as falhas que ocorreram durante o processo. E realizar relatórios que possam servir para um melhor planejamento no futuro.

🔘 Criar o Estoque permanente:

Esse é o estoque que se relaciona aos itens que sempre tem saída em sua loja de materiais de construção. O ideal é que a checagem seja feita sempre que houver movimentação desses produtos.

Desta forma, o uso da tecnologia para que os itens de seu estoque sejam efetivamente checados é de extrema importância. Com um software de gestão adequado, você terá com precisão os dados e relatórios dos quais necessita. 

Veja como otimizar a gestão do estoque da sua loja de materiais de construção:

É claro que não iríamos chegar aqui sem lhe entregar uma boa dica, não é mesmo?

A DESOFT7 tem o software ideal para uma melhor gestão de estoque em loja de materiais de construção, não só do seu estoque, como também de toda sua loja, pois com nosso sistema você pode: 

  • Gerenciar mais de uma loja, ao mesmo tempo;
  • Emitir relatórios;
  • Controlar entregas de produtos; 
  • Gerenciar pagamentos em pix direto no sistema;

E muito mais!!

Saiba como a Desoft7 pode facilitar e otimizar o dia a dia de sua empresa

Este artigo ajudou você? Deixe um comentário para nós.😉

Siga-nos nas redes sociais.

Deixe um comentário