Desoft7

Introdução

Em um mundo cada vez mais digital, uma loja virtual só traz vantagens para o seu negócio. Contudo, vivemos hoje em uma sociedade muito acostumada com a internet e as comodidades que ela oferece, seja na hora de realizar um pagamento, comparar preços, ou realizar compras. 

E nesse cenário cada vez mais tecnológico, as lojas virtuais ganham cada vez mais espaço e importância na hora de realizar as compras.  Levar seu comércio para o virtual permite que o seu alcance aumente, e assim, aumente consequentemente suas vendas. 

Enquanto a venda de uma loja física fica limitada a localização e horários, uma loja virtual atende pessoas de todos os lugares, e em qualquer horário.

Durante o período da pandemia, muitas lojas migraram para o virtual, uma vez que os clientes podiam comprar sem precisar sair de casa.  Além de reduzir custos de funcionamento, a loja virtual pode ser um grande aliado para suas vendas e trazer inúmeros benefícios para o dia a dia do seu negócio. 

Na última década, o Brasil teve um aumento de quase 3.000% das lojas virtuais. O lucro gerado por essas lojas virtuais passou a marca dos R$18 bilhões. Assim, a tendência é continuar crescendo, e em tempos de crise econômica, a loja virtual pode ser a grande solução.

Como uma loja virtual ajuda nas vendas e na lucratividade?

Nos dias atuais, ignorar a importância de estar presente no mundo virtual é perder dinheiro. Ter uma loja virtual se tornou tão importante quanto a loja física, porém uma loja virtual traz vantagens únicas. 

A principal vantagem é o aumento das vendas. Como já comentado anteriormente, as vendas de uma loja física ficam restritas a uma região, e consequentemente a um horário. Em contrapartida, a loja virtual pode atingir um número muito maior de pessoas, e dependendo da sua disponibilidade de entrega, suas vendas podem passar a ser internacionais. 

Esse aumento de público gera um aumento de vendas. E, ligado ao aumento das vendas, está o aumento dos lucros. Uma loja virtual permitirá que você aumente seus lucros, sem necessariamente aumentar seus gastos. Diferente das lojas físicas, as virtuais exigem menos gastos, seja com local, mão de obra ou impostos.

Sendo assim, agora que já entendemos que uma loja virtual pode alavancar suas vendas, vamos começar a falar como montar e manter uma loja virtual. Os principais pontos que precisam ser estudados antes de iniciar nesse mundo. 

Segue com a gente!

Como obter sucesso em uma loja virtual?

Sabemos que o comércio online traz várias vantagens, mas sabemos também que a concorrência nesse ambiente acaba sendo maior. Com uma busca simples, somos capazes de encontrar o mesmo produto sendo vendido por diversas lojas e com preços variados. 

Dessa forma, se você quer iniciar e se destacar nesse mundo virtual, existem algumas dicas que podem te ajudar.

Conheça seu nicho

Como sabemos, nessa modalidade tão concorrida, ter um nicho de mercado já definido é o primeiro passo para o sucesso. Focar em apenas uma especialidade ao invés de uma loja com itens variados irá fazer sua marca se destacar e ganhar credibilidade. 

Focar também em produtos que são difíceis de encontrar no Brasil, podem ajudar a ganhar um destaque no seu ramo.

Outro ponto aqui, é garantir bons fornecedores. Afinal, para conquistar seu público é necessário uma padronização de processos e qualidade de vendas. Como a concorrência é grande no mundo virtual, há a necessidade de uma boa reputação, assim sua loja terá um destaque melhor na hora das pesquisas. 

Assim, fornecedores que não mantêm a qualidade ou que te fazem atrasar a entrega pode ser prejudicial para sua marca.

Dedique tempo na hora de cadastrar um produto

Na hora de finalizar uma compra pela internet, o cliente vai prezar muito pela quantidade de informações oferecidas na descrição. Como não está com os produtos em mãos, na hora de comprar no virtual, é muito importante que a descrição do produto seja a mais completa possível para sanar todas as dúvidas.

Além disso, dedique um tempo extra nessa etapa, cadastre bastante fotos, com os mais diversos ângulos, coloque informações de tamanho, cores, modelos, e possibilidade de variações. Uma descrição mais completa irá fazer com que seu produto seja destaque na hora que o cliente fizer uma pesquisa online.

Escolha sua plataforma

Na hora de abrir sua loja online, é importante que você decida em qual plataforma irá vender. Hoje existem diversas opções de marketplaces, nos quais você pode afiliar a sua loja a uma marca já conhecida e com credibilidade dentro do mundo das vendas online. 

Outra opção é criar um site para sua loja, e isso irá envolver todo o desenvolvimento, desde layout, até o controle de erros da plataforma. O mundo online oferece diversas opções na hora de montar uma loja online, e você pode optar por mais de um marketplace, por exemplo. Porém, se você optar por estar presente em diversos marketplaces, é muito importante que você tenha um bom controle, para que não deixe passar mensagens ou vendas despercebidas, pois isso acaba diminuindo a reputação da sua marca e fazendo perder credibilidade.

Integração do software de gestão com a plataforma de loja virtual

Como são muitos pontos a serem cuidados, optar por um software de gestão pode facilitar o dia a dia da sua loja virtual. E, para isso, você pode contar com Desoft ERP na hora de escolher seu software. 

Além disso, o software conta com a integração com as principais plataformas de e-commerce, o que garante que a sua loja virtual terá a organização necessária para o seu funcionamento.

Sendo referência no mercado, a Desoft7 traz o que há de mais moderno na integração de todas as etapas da sua loja. Ajuda no controle de estoque, na finalização das vendas, além de gerar relatórios em tempo real que irão ajudar você, gestor, a tomar a melhor decisão para o seu negócio. 

Gostou e quer saber mais? Clique no botão abaixo e venha conhecer tudo que a Desoft7 pode fazer pela sua loja virtual!