Desoft7

Introdução

Você sabe a importância do WhatsApp Business para açougue?

Em tempos de crise, alavancar as vendas não está fácil para ninguém. Entretanto, você, que acompanha os conteúdos da Desoft7, vai ficar por dentro das melhores estratégias para obter os resultados que você merece e deseja. 

É fato que a transformação digital impactou diversos segmentos empresariais. E não é diferente quando se fala em açougues. Isto é, é preciso adaptar-se à nova realidade e ampliar seus canais de contato para alcançar os clientes.

Nesse cenário, o WhatsApp Business para açougue se destacou como um ótimo canal para prospectar clientes, fortalecer a relação e realizar vendas.

É prático! Enviar uma mensagem no WhatsApp leva apenas alguns segundos. O cliente pode consultar e responder quando tiver tempo, não necessitando de tanto imediatismo quanto em uma ligação telefônica. Assim, ambos, loja e consumidor, não precisam estar disponíveis em simultâneo para manter uma conversa.

Ferramentas de vendas online

Vender é a palavra de ordem para qualquer comerciante. O que antes era fundamental, hoje é questão de sobrevivência.

Nos últimos dois anos, o distanciamento social impulsionou os lojistas a tentarem outras abordagens de vendas online. Ou seja, não-presenciais. E, nessa saga, o WhatsApp surgiu como alternativa excelente, pois já faz parte do cotidiano das pessoas.

Tendo como benefícios a gratuidade e possuindo funções específicas para empresas, o WhatsApp e seus similares, como o Telegram, se mostraram ideais como ferramentas de vendas para os pequenos comerciantes.

WhatsApp, o aplicativo que é a cara do Brasil

Como comentamos no início, o Whatsapp é considerado o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Isso porque praticamente todas as pessoas que possuem um smartphone instalam o aplicativo para conversar com família, amigos e colegas de trabalho.

Para muitos brasileiros, o WhatsApp é o que eles mais usam na internet. E, observando isso, algumas operadoras de telefonia celular permitem o uso ilimitado do aplicativo, como um bônus ou vantagem. Sem debitar do consumo dos dados de seus clientes.

Aliás, é interessante dizer que segundo uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, 90% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para enviar mensagens de texto, 81% dos usuários se comunicam através de mensagem áudio, 67% utilizam a chamada de voz através do próprio aplicativo e 50% costumam publicar e ver stories do WhatsApp Status.

Tais fatos revelam o quanto os consumidores são adeptos a utilizarem esse aplicativo para realizar suas compras e se comunicarem com as marcas. 

Dicas de como vender em um WhatsApp Business para açougue

Lista de transmissão/promoções exclusivas

A primeira das dicas é a mais importante: nunca use o WhatsApp para fazer spam ou panfletagem digital. Pois, se você enviar a mesma mensagem para todos os seus clientes, há grande probabilidade do seu número ser bloqueado.

A melhor e a mais inteligente forma de enviar mensagens para os seus clientes de açougue é a “lista de transmissão”.

Ela é um grupo de contatos para o qual você pode enviar a mensagem de uma só vez. Assim, evita que você envie mensagens uma a uma. E o melhor, você poderá enviar as promoções e catálogos dos produtos de seu açougue para todos os contatos simultaneamente. Mas, antes disso, é importante que a pessoa do outro lado tenha o seu número salvo na agenda e vice-versa.

Em seguida, é interessante segmentar as listas de transmissão. Por exemplo, clientes mais frequentes e clientes esporádicos. E, ainda, organizar promoções para cada perfil. Clientes mais antigos também podem ser colocados em uma lista de transmissão para receber ofertas exclusivas imperdíveis ou conferir itens que chegaram recentemente no açougue.

Catálogo online

Criar uma vitrine online para os produtos que seu açougue oferece ajuda a te conectar com os consumidores de forma mais objetiva. Isso porque o catálogo é exibido no seu perfil comercial, com título e descrição.

Além de compartilhar o catálogo de seu negócio com os clientes que o acompanham pelo WhatsApp, você também pode compartilhar em outros canais como nas redes sociais. Para ter mais visibilidade e para que mais clientes em potencial possam conhecer seus produtos.

Curiosidade: você pode cadastrar até 500 produtos no catálogo do WhatsApp Business. Ou seja, toda a gama de carnes e outros itens serão contempladas!

Mensagens automáticas

As mensagens automáticas podem ajudar a informar sobre seus produtos para o público. E esse tipo de comunicação ajuda não apenas com as vendas pelo WhatsApp, mas também para informar sobre perguntas que ocorrem com mais frequência.

Para inserir as mensagens automáticas, acesse o menu “Mais opções”; “Ferramentas comerciais” e, por fim, escreva a mensagem que deseja.

Ou seja, no WhatsApp Business, você poderá cadastrar três tipos de mensagens para seu negócio.

Mensagem de saudação

Boas vindas é essencial para começar um ótimo relacionamento com os clientes. Essa comunicação pode ser enviada no primeiro contato, de forma automática.

Nela, você pode pedir ao cliente que já adiante o pedido ou confira os produtos do cardápio. Assim, agiliza a comunicação.

Mensagem de ausência

Além disso, você pode configurar o horário de atendimento do seu açougue e programar seu WhatsApp para enviar mensagens automáticas informando que não estão mais disponíveis e o horário de retorno.

Respostas rápidas

Aqui valores dos produtos, formas de pagamento, prazo de entregas e outras respostas de perguntas frequentes podem ser cadastrados visando otimizar o tempo de seu cliente e do funcionário.

Portanto,você ainda pode criar atalhos que ajudarão a encontrar as respostas mais rapidamente na conversa.

Pagamento direto pelo WhatsApp

Seu açougue pode realizar a venda diretamente pelo WhatsApp com a integração ao sistema de gestão para açougue. Assim, pode dar a possibilidade ao seu cliente de pagar pelo aplicativo, caso seu negócio esteja conectado a uma conta Cielo ou tenha cadastro no Facebook Pay.

Como a Desoft7 pode ajudar com WhatsApp Business para açougue?

A Desoft7 é a empresa que te oferece o melhor ERP para gestão de açougues. E, ainda, viabiliza que você tenha total controle de suas informações para usar em suas estratégias de vendas no WhatsApp.

O nosso sistema foi especialmente criado para você, dono de açougue, com todas os recursos para facilitar o seu cotidiano. E, além disso, aceita pagamento via PIX e realiza o envio da nota fiscal direto para o WhatsApp do cliente.

Quer saber mais?

Então, solicite uma demonstração gratuita, este ERP vai mudar sua forma de gestão e venda!

Leve o WhatsApp Business para o seu negócio e deixe a gestão com a Desoft7! 👇

Este artigo foi útil para você? 😁

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo. 👇