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Introdução

Em um ponto de venda de qualquer empreendimento, estar em constante melhoria é uma questão fundamental para o crescimento e lucratividade.

Ou seja, além de manter o ambiente físico agradável, a equipe engajada e o negócio conectado ao digital são maneiras de estar sempre a par das mudanças e das novidades do mercado. 

Assim, adequar a empresa a parâmetros lucrativos e de forma estratégica significa estar sempre investindo em melhorias e qualidade dos produtos e serviços prestados. 

Dessa forma, separamos algumas dicas essenciais para varejistas e empreendedores que desejam aplicar melhorias no seu ponto de venda e, por consequência, lucrando cada vez mais. 

Confira mais neste artigo! 

Estratégia e Lucratividade, o que tem a ver com ponto de venda? 

Para um negócio ser lucrativo e bem sucedido é necessário que tenhamos metas bem definidas, um controle assertivo e, como citado anteriormente, uma equipe por dentro dos assuntos da empresa. 

Por mais que a lucratividade esteja ligada a inúmeros fatores, para os empreendedores, o pilar principal que enfatizamos é: pensamento estratégico!  

Dessa forma, um gestor com visão estratégica busca equilibrar os desafios atuais a uma perspectiva de futuro. A partir de uma visão apurada, definindo em que pé a empresa se encontra e onde ela deseja chegar. 

Defina metas

As metas são termômetros de sucesso. Isso porque toda vez que atingimos uma meta com eficácia, significa que a empresa por completo está alinhada aos objetivos e à visão de negócio. 

Um método prático para definir melhor suas metas é o SMART. O qual consiste em metas que funcionam como uma espécie de checklist.

No qual, cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado.

SMART significa, então, metas específicas (s), mensuráveis (m), atingíveis (a), relevantes (r) e temporais (t). 

Portanto, se trata de definir metas com porquês bem definidos. As quais podemos medir em forma de valores (lucro), tempo gasto ou métricas.

Assim, é possível saber se são alcançáveis para a realidade atual da empresa, qual sua relevância para a equipe e em que período de tempo essas metas podem ser atingidas.

Fazendo esse planejamento estratégico, aplicar melhorias no seu ponto de venda se torna mais simples e vantajoso!

5 Dicas essenciais para começar a implantar melhorias no ponto de vendas

Depois da estratégia mapeada e a equipe engajada com as metas do seu ponto de venda, é necessário estar atento em alguns pontos. Portanto, separamos 5 dicas para você aplicar ainda hoje em seu PDV e sair lucrando!

Fique atento aos lugares estratégicos no seu ponto de venda

Disponibilize os produtos, catálogos, cardápios etc., em locais de fácil acesso e visão dos consumidores. Por exemplo, em mercados, as gôndolas de doces, brinquedos e produtos pequenos em promoção ficam ao lado do caixa.

Este é exemplo perfeito de aproveitar um ponto estratégico e pode ser replicado em diversos tipos de comércio. 

Use e abuse das oscilações sazonais

Ficar atento à sazonalidade do mercado também é um ponto essencial. Por isso, se dispor de promoções, descontos e eventos em datas comemorativas já é sabido que traz lucro e visibilidade ao ponto de venda.

E não é só Natal, Dia das Mães ou Namorados, não viu?!

Datas como dia do consumidor, épocas de plantio e colheita, feriados municipais, épocas de 13º salário e muito mais. São exemplos que também podem ser aproveitadas para lucrar mais no ponto de venda. 

Treine a equipe para um atendimento mais agilizado 

Já citamos acima a importância de uma equipe engajada. Contudo, além de engajar a equipe, também é preciso estar atento aos processos e detalhes do ponto de venda.

Assim, manter constante o treinamento da equipe é essencial para evitar transtornos com os clientes como filas, dúvidas, erros de caixa e muito mais! 

Uma equipe bem treinada e sem dúvidas do trabalho gera mais clientes. E, por consequência, mais lucratividade. 

Ofereça experiências tecnológicas ao cliente

Hoje em dia é raro alguém não possuir um smartphone e estar conectado às novidades tecnológicas, não é mesmo? 

Por isso, o ideal é oferecer formas de pagamento atualizadas. Como por exemplo caixas de autoatendimento, cardápio digital, telas interativas e entre outros. São uma grande jogada para o seu ponto de venda.

E, ainda, agrega valor ao serviço e produtos oferecidos. 

Utilize um software que auxilie na gestão

Um sistema que ofereça tecnologia em constante atualização é um investimento indispensável para o seu ponto de venda!

É só com a ajuda de um sistema que é possível delegar funções, sair do manual e trazer inovação ao PDV. 

Assim, é possível garantir melhorias significativas para o funcionamento do negócio. Isso garante maiores vendas e mais qualidade no atendimento ao cliente, entre tantos outros benefícios.

O software Desoft ERP traz as soluções que você busca! 

Com o sistema, você automatiza o processo de vendas. Isso é possível através de um planejamento das promoções e podendo analisar resultados diretos.

Além de auxiliar na organização de estoque de produtos, um sistema inovador e tecnológico pode ser a chave para uma estratégia lucrativa. Isso porque ele reduz o gasto desnecessário de tempo.

Contudo, a operação do seu ponto de venda fica integrada ao sistema Desoft ERP. Isso para que você possa focar em quem mais importa: o seu cliente! 

A Desoft7 traz soluções modernas para integração de todas as etapas da sua empresa. É a ajuda que você precisa na gestão e na constante melhoria do seu empreendimento. 

Isso e muito mais são as vantagens de adquirir o software!

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