Desoft7

Introdução

Saber como organizar um hortifruti pode fazer total diferença na hora do cliente escolher o seu negócio, e não o do concorrente! Neste artigo, falaremos como você pode definir estratégias para isso.

Você provavelmente deve estar pensando que a organizar um hortifruti pode parecer algo simples, no entanto, há soluções específicas para realizá-la de maneira eficaz.

De certa forma, ela pode até ser bem simples, mas mesmo quando essa “ação simples” é bem pensada, pode fazer total diferença em como os clientes enxergam o seu hortifruti.

Querendo ou não, as vendas dentro de um hortifrúti são significativamente relacionadas a como os clientes o veem, ou seja, se não tem uma boa aparência, exposição e organização, isso acaba afastando os clientes, principalmente aqueles mais criteriosos na hora de comprar alimentos tão sensíveis e perecíveis.

Para garantir que o cliente sempre volte, é preciso começar com o básico que todo hortifrúti deve fazer, como manter o ambiente limpo e bem organizado. Parece simples até demais, mas é essencial pôr em prática os cuidados básicos antes de fazer qualquer outra coisa ou antes de tentar uma organização mais elaborada.

Outro ponto importante, na organização básica deve-se garantir a qualidade desses produtos, sem deixá-los ficarem expostos por muito tempo em lugares com sol ou próximos a alguma fonte de calor, por exemplo.

🟠 Check list: como fazer para começar a organizar um hortifruti

1. Bancas limpas:

Mantenha sempre as bancadas dos alimentos higienizadas, para evitar que o cliente encontre sujeira nelas e quaisquer produtos estragados;

2. Aparência:

É importante manter as frutas, legumes e verduras de melhor qualidade, à vista do cliente. Contudo, evite deixar com aparência murcha ou suja;

3. Disposição dos produtos:

Um passo leva ao outro, ou seja, no momento de limpar as bancadas, aproveite para arrumar cada produto no seu devido lugar.

Entretanto, se o seu hortifrúti está em dia com a organização básica, esse é o momento perfeito para estudar e pensar em maneiras que podem melhorar ainda mais a organização e exposição dos seus produtos e a partir disso aumentar as suas vendas! 

🟠 Quais as maiores razões para organizar um hortifruti?

Não basta organizar por organizar, é preciso pensar estrategicamente em cada detalhe da organização e nas disposições dos produtos em seu hortifrúti, a fim de melhorar o ambiente e atrair cada vez mais clientes. As principais razões são:

1. Praticidade:

Esse, com certeza, é um dos principais objetivos de ser ter uma boa organização, pois ao organizar o hortifrúti, deve-se pensar em proporcionar praticidade no momento em que o cliente for escolher o que deseja comprar. Desde a cestinha para colocar os produtos até a balança para verificar o peso. Isso tudo para que ele possa fazer suas compras sem a necessidade de pedir ajuda a cada segundo.

2. Lucratividade:

Como uma boa organização, tanto da gestão, quanto do espaço físico, fica muito mais fácil verificar quais são os pontos fracos e como solucioná-los de maneira assertiva, principalmente evitando que os produtos sejam desperdiçados.

Por isso, também é importante que o hortifrúti tenha um bom sistema de gestão, para facilitar as checagens periódicas, entradas e saídas, precificação etc., e tornar cada vez mais eficiente esses processos com o intuito de alavancar as vendas.

3. Fidelização:

Não é uma tarefa muito simples, já que vai além do ter um hortifrúti bonito. Para fidelizar os clientes, é preciso pensar em detalhes como entender quais as suas necessidades, ouvir o que o cliente tem a dizer e fazer com que a compra seja um momento de experiência agradável. Desse modo, a organização possibilita a fidelização de clientes de um jeito mais fluido e natural.

Visto as principais razões para organizar um hortifrúti, e claro, os benefícios que ela traz, faz-se necessário saber como aplicar estratégias que irão melhorar a exposição dos produtos no hortifrúti. No próximo tópico do artigo, abordaremos o assunto.

🟠 Dicas para melhorar a exposição dos produtos em um hortifruti

Antes de qualquer dica de como melhorar a exposição no seu hortifrúti, precisamos falar sobre a variedades de produtos. Assim, este ponto é tão importante quanto ter um hortifrúti bem organizado e exposto aos clientes.

Um hortifrúti bem colorido e com variedades de frutas, legumes e verduras é primordial para o cliente olhar diferente e atrai-lo. Se você já garante essa variedade, como melhorar sua exposição ainda mais? Sabia que existem dois tipos de exposição?!

A começar pela exposição agressiva. Em suma, significa expor uma grande quantidade de produtos de uma vez. É muito comum quando se tem promoção de uma fruta ou verdura, por exemplo: tomate, batata, cenoura etc. O planejamento para esse tipo de exposição é crucial, para que de fato o produto seja vendido e não desperdiçado por cair no chão ou ficar vulnerável e estragar.

Já a exposição controlada, tem-se um maior controle da quantidade de produtos que serão expostos. Ou seja, são organizados nas gôndolas com menor quantidade para o cliente visualizar melhor a qualidade dos produtos. Por isso que, no dia a dia, a organização do hortifrúti deve priorizar uma exposição controlada para evitar desperdícios.

Dito isto, aqui vão algumas dicas de exposição para o seu hortifrúti! Anote aí!

1. Garanta qualidade!

Por mais que mantenha os produtos organizados, se eles estiverem murchos ou com uma aparência ruim, o cliente pode chegar até a entrar em seu hortifrúti, mas não comprará nada. Garantir a qualidade dos produtos à venda, significa também que eles poderão ficar mais tempo expostos sem perder cor, textura e sabor.

2. Sinalize as ofertas!

Deixe em evidência para os seus clientes quais são as frutas, verduras e legumes que estão em promoção naquele dia. Isto é, chame a atenção por cartazes com valores bem claros, sem rabiscos, rasgos e manchas. Deixe bem visível, isso dará um ar de mais organizado.

3. Layout:

Esse é outro ponto importante dentro do hortifrúti, seja para ajudar melhor na exposição dos produtos, seja para facilitar a circulação dos clientes dentro da loja. Faça pequenas mudanças nos dias de promoções, como deixar uma gôndola com um produto específico em destaque e chamar mais atenção.

4. Sistema ERP:

Como um sistema de gestão pode te ajudar na organização e exposição? Se você não tem conhecimento dos produtos que mais saem e quais ficam parados por mais tempo em seu hortifrúti, como irá saber quais devem ou não melhorar a sua exposição?

Ter total controle disso é importantíssimo, já que facilita as tomadas de decisões sobre cada um desses detalhes e pode ser significativo para aprimorar a organização, exposição e as vendas do seu hortifrúti.

Veja como a Desoft7 e o seu sistema ERP podem contribuir para organizar um hortifrui!

Com o sistema Desoft ERP, você controla todas as operações referentes ao produto, cliente, venda, operações financeiras, emissão de Cupom e Nota Fiscal, e com isso possibilita:

  • Controle de vendas e promoções; 
  • Gerenciamento de pagamentos; 
  • Projeções de compras e vendas; 
  • Controle de validade dos perecíveis.