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Entenda como planejar estratégias de vendas em épocas de sazonalidade no comércio de perecíveis. Conte com a tecnologia, além de outras técnicas para lucrar sem pausas.

Introdução

Um dos principais desafios na gestão desse setor é a sazonalidade na venda de perecíveis. Negócios como os supermercados e hortifrutis são extremamente necessários para a sociedade em que vivemos.

No entanto, esses negócios passam por desafios como qualquer outro. A sazonalidade é uma dessas dificuldades. Esse termo diz respeito aos períodos do ano em que as vendas de produtos crescem ou diminuem em comparativo com o restante dos outros meses.

A sazonalidade na venda de perecíveis pode ser muito difícil de ser driblada por muitos empresários. Contudo, olhando de outra perspectiva, a sazonalidade é essencial para a lucratividade e sucesso de muitos negócios.

Isso porque com base nela, é possível saber como investir. Além de contar com a ajuda da tecnologia e se relacionar com os clientes. Ou seja, traçar planos para manter o lucro fora dos meses sazonais.

Entenda como se preparar para a sazonalidade na venda de perecíveis

Se antecipar e planejar estratégias é importante para manter as vendas sempre em alta nos supermercados e hortifrútis.

A base para conseguir vender muito bem, ainda mais nesse tipo de negócio, é organizar boas táticas e planos de ações. Para aproveitar de maneira inteligente os meses sazonais ao longo do ano.

Esses planejamentos não podem ser realizados na semana das datas. Assim, dessa forma, você como gestor e sua equipe, não vão conseguir se atentar aos detalhes do projeto.

Acompanhe a leitura e conheça algumas dicas de como se planejar para os meses que mais vendem, bem como para os que menos há saída.

1- Conte com um calendário que especifica as datas

Com um calendário que evidencia todas as datas dentro dos meses que são importantes para as vendas no seu negócio, fica muito mais fácil se planejar para essas épocas.

Isso porque você terá a visão geral do ano inteiro e pode arquitetar com muito mais calma cada ação para cada data distinta. Além de medir riscos, expectativas e encontrar a melhor forma planejar

2- Conheça o seu público e converse com ele

Para campanhas assertivas que trarão maior quantidade de vendas, é necessário conhecer quem é o seu público. Por isso, defina qual parte desse público vai mais comprar em certa data, o que ele prefere em termos de produtos, entre outros detalhes. 

Após fazer esse reconhecimento, você poderá criar campanhas muito mais ideais, não apenas relacionadas ao público, mas na data comemorativa em si. Dessa forma, você evita ações repetitivas e slogans clichês, como: “o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você!”, entre outros.

3- Tenha uma estrutura adequada

Não adianta pensar em ótimas ações com antecedência, planejar tudo, se no dia em questão, o seu espaço não estiver equipado da maneira correta.

Por isso, garanta que o local estará organizado da melhor maneira para receber um grande fluxo de pessoas.

A intenção é que não ocorra tumulto, o estoque esteja abastecido e com os sistemas financeiros funcionando perfeitamente. Exemplos: caixas, máquinas de cartões e computadores.

Como lidar com os meses em que as demandas são mais baixas?  

Contudo, a sazonalidade na venda de perecíveis é ótima para esses empreendimentos. Em contrapartida, é muito importante pensar nos outros meses do ano, aqueles em que o fluxo de vendas diminui.

Esse advento acaba prejudicando os lucros, dívidas e gastos. Por esses motivos, a partir de agora, você vai conferir quatro estratégias. Para evitar a diminuição de lucros nos meses que não são sazonais. 

1- Invista em promoções

As promoções são ótimas ações, não apenas para ajudar a vender ainda mais em datas comemorativas, mas principalmente uma grande estratégia para queimar o estoque em meses de pouco movimento, sem grandes eventos.

As promoções ajudam a liberar os produtos parados. Além disso, com elas você conquista o apreço dos seus clientes, pois eles poderão ser beneficiados.

Seja com preços mais baixos pagos pelas mercadorias, seja para levar mais de um produto por pouca diferença no valor, dentre outras vantagens.

2- Controle o seu estoque

Ao sofrer com a sazonalidade na venda de perecíveis, uma saída eficaz para se sobressair mediante a esse fator é aumentar o mix de seus produtos.

Nos meses do ano que você já percebeu que não são sazonais, você pode contar com itens mais variados em seu estoque. Os quais também atendem ao público que compra em seu empreendimento.

Com essa estratégia, o seu estoque estará controlado de forma diversificada, oferecendo aos consumidores novas e diferentes opções de compra.

O ideal é procurar por produtos novos que permitam aumentar o ticket médio das suas vendas nesses períodos de poucas vendas.

Para conhecer as tendências desses produtos, é importante participar de feiras, pesquisar na internet e conversar com concorrentes.

3- Promova ações para vender determinados produtos em baixa

Se você como gestor de um supermercado ou hortifrúti, percebeu que determinado produto está com o índice de vendas abaixo do ideal diante de outros, realize ações para que essas mercadorias sejam liberadas.

Até mesmo para evitar que elas passem do prazo de validade e você tenha prejuízo com o dinheiro investido.

Realizar ações como, compre 1 leve 2 ou criar um combo com esse produto em baixa, junto com outros que vendem mais, também pode ser uma solução assertiva.

4- Conte com a tecnologia de um sistema ERP 

A tecnologia já ajuda a sociedade em vários processos no trabalho. Nesse sentido, um sistema ERP para seu supermercado ou hortifrúti, pode ser muito útil para te ajudar a lidar com a sazonalidade. 

Todo o controle operacional e de tomada de decisão estará dentro do software ERP. Dessa forma, com ele, você vai controlar todas as operações referentes aos produtos, clientes, vendas, operações financeiras.

E, consequentemente, ajuda a verificar os dados do seu negócio, para saber como lidar com os meses sazonais e não sazonais.  

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O sistema Desoft ERP pode te ajudar a criar estratégias precisas de acordo com a sazonalidade na venda de perecíveis.

Nós da Desoft7, somos uma empresa de tecnologia. E desenvolvemos softwares de gestão para supermercados, hortifrútis, varejões, mercearias e empórios.

Desde 2009, promovemos suporte na área de TI, oferecendo sistemas de extrema qualidade e eficiência. 

Com o nosso sistema ERP, você pode planejar e pensar em estratégias para a sazonalidade nas vendas de perecíveis, com mais assertividade.

Isso ocorre por meio dos dados que o sistema terá registrado a cada mês.

Não apenas de vendas, mas dos balanços, relatórios de estoque, cadastros, extratos, inventário de produtos dentre muitas outras ferramentas de ação.

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